Qual melhor gordura para cozinhar para seu filho?

Sempre escutamos que o azeite de oliva era o mais indicado para o consumo, mas o que não sabíamos que não era indicado para o preparo em altas temperaturas. Manteiga, margarina,… mas afinal qual a melhor gordura? No post de hoje a nutricionista Mariana Duro desenrola toda essa questão e nos surpreende. Eu vou mudar o óleo de preparo que utilizo aqui em casa. Veja mais…

Gordura

Essa é uma dúvida muito frequente de todas as mamães, pois cada hora escutamos uma informação diferente na mídia. Costumo indicar duas opções de gorduras para fazer preparações: o óleo de coco e a manteiga ghee.

O óleo de coco é considerado o óleo mais estável na cozinha por suportar altas temperaturas devido a sua constituição de gorduras saturadas. Ele deixa preparações como peixe, frango, legumes (abóboras e vagem, por exemplo), purês e sopas bem saborosas.

Para quem não se adaptar com o sabor do óleo de coco nas preparações pode optar pela ghee, que é uma manteiga livre de impurezas e que também suporta altas temperaturas sem se tornar tóxica.

O azeite de oliva também pode ser usado, mas somente em baixa temperatura ou para finalizar a preparação, pois sofre oxidação quando submetido a altas temperaturas.

Já os óleos vegetais, principalmente milho, soja e canola, devem ser evitados por serem transgênicos e extremamente inflamatórios (são ricos em Ômega 6 e pobres em Ômega 3).

Faça a manteiga ghee em casa:


Ingredientes

200 g de manteiga sem sal (de preferência orgânica)

 

Modo de Preparo

Coloque a manteiga em um recipiente de vidro e coloque em banho maria em fogo baixo.

Você perceberá que o óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima (a proteína do leite que pode desencadear alergia), um óleo amarelo transparente no meio (que é a manteiga clarificada) e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo (composto por toxinas e lactose).

Com uma colher, retire cuidadosamente a camada superior de caseína (espuma branca) e dispense.

Retire com cuidado o líquido amarelo e deixe os sólidos do fundo para que também sejam dispensados.

A ghee pode ser armazenada dentro ou fora da geladeira, de preferência em um pote de vidro.

Mas vale lembrar que, como qualquer fonte de gordura, a manteiga ghee deve ser utilizada com moderação.

 

Leave a Reply