Quando devo iniciar a higienização bucal do meu bebê?

Higienização. Sua mãe diz “A” e sua vizinha diz “B”? Que tal escutar as instruções de higienização bucal para bebês de uma profissional? Eu mesma, lendo esse texto enviado pela Dra. Luciana Westin para sua Coluna de Ondotologia Infantil, acabo de perceber que não ensino o Théo a enxaguar após a escovação. Lendo e aprendendo não é? Espero que gostem, podem deixar um comentário.

Ainda não há na literatura nenhum relato que indique que a cavidade do bebê deva ser higienizada antes da erupção dental. Porém, eu recomendo que se inicie a realização da limpeza bucal, principalmente, para ajudar a criança a desenvolver o hábito da higienização. Dessa forma a criança vai acostumando desde pequena que após se alimentar, será necessário limpar a boca e esse procedimento já entra em sua rotina naturalmente. Outro motivo de iniciar desde cedo a higiene é para remover os restos de leite estagnados na boca, evitando o mal hálito.

higienização

Essa limpeza deve ser realizada com uma gaze umidecida em água filtrada ou solução fisiológica , envolta no dedo indicador do responsável. As dedeiras também podem ser utilizadas nessa fase para estimular a cavidade bucal e o rebordo gengival do bebê, pois o inínio precoce do hábito de higiene bucal contribui demais para a manutenção continuada dessa contuda durante toda a vida.

 Sans titre2

Higienização

Imediatamente após a erupção dos primeiros dentinhos, deve-se iniciar o uso da escova de dente, que nessa fase, deve ter cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e cabo longo. Outras opções para essa etapa inicial são as escovas uni ou bitufo, que contêm menos cerdas facilitando a escovação inicial.

  Sans titre4

Sans titre5

A atenção redobrada deve ser dedicada ao uso das pastas de dente, pois os bebês não são capazes de cuspir. Assim, a aplicação da pasta com flúor deve ser realizada apenas com orientação e indicação de um odontopediatra, com muita cautela .

Desde cedo a mãe deve ensinar a criança a cuspir. O treinamento constante com o decorrer do tempo irá ajudar a criança a aprender e fazer.

Higienização Também é importante lembrar que, em crianças com pouca idade, a ação lingual de autolimpeza náo é efetiva. Assim, os alimentos podem permanecer aderidos aos dentes e na língua por mais tempo. Ou seja, a escovação deve ser realizada com mais frequência durante os primeiros anos de vida e a língua também deve ser escovada.

Por volta dos 2 a 3 anos de idade, as crianças tendem a querer escovar sozinhas os próprios dentes, os responsáveis devem estimular essa vontade, entretanto, os responsáveis devem sempre verificar e supervisionar a escovação dos pequenos.

 Higienização

Aproveitem o momento e boa escovação com a criançada!!!!

luciana westin

Leave a Reply