Ordem do nascimento dos dentes do bebê

dentes do bebê. Toda mãe fica naquela ansiedade quando nasce o primeiro dente do bebê e fica logo pensando quais serão os próximos. Algumas ainda acham que está demorando muito, outras já acham que o nascimento estámuito rápido. Esclareça de uma vez por todas qual a ordem cronológica do nascimento dos dentes do bebê. Coluna de Odontologia Infantil da Dra. Luciana Westin, de quarta-feira a cada quinze dias. Divirta-se.

dentes do bebê

Os dentes de leite do bebê começam sua formação dentro da barriga da mãe. Nessa fase intra-uterina este ciclo de formação se incia por volta da sexta semana de gestação. No quarto mês de gravidez (12 semanas), começa a calcificação dos dentes decíduos do bebê. Esta fase é muito importante, pois o bebê também está iniciando o seu paladar, ou seja o que a mãe irá comer apartir dessa fase influencia diretamente as preferências que este bebê terá. Por exemplo, se a mãe na gestação comer muito doce, o bebê terá uma tendência a gostar mais de coisas doces.

Aproximadamente com 6 meses de vida fetal, o bebê já tem todos os dentes de leite com inicio de sua calcificação e esta terminará quando a criança estiver com cerca de 1 ano de vida.

A cronologia de erupção dos dentes corresponde à data que o dente irrompe na cavidade bucal:

  • De 6 a 9 meses surgem os dois primeiros incisivos centrais inferiores e depois os 2 incisivos centrais superiores. Este processo pode demorar um pouco mais dependendo de individuo para individuo.
  • Por volta dos 10 a 12 meses, os incisivos laterais inferiores aparecem e em seguida os laterais superiores.
  • Em seguida, entre 12 a 16 meses surgem os primeiros molares de leite inferiores e depois os molares superiores.
  • Com 16 a 20 meses os caninos aparecem. Eles costumam a irromper na cavidade bucal depois dos primeiros molares, mas isso não é regra. Mais uma vez, tudo isso depende de vários fatores de cada criança.
  • Por fim, com 24 a 30 meses os segundos molares decíduos irrompem , completando assim a arcada dentária decídua.

dentes do bebê

A sequência de erupção é a ordem que os dentes vão irrompendo na boca. Há certos intervalos “normais” na sequência de erupção, porém a cronologia obedece a um certo padrão genético e está sujeito a alterações. Outros fatores que podem influenciar essa sequência, além da genética são:

– fatores nutricionais :

Carência de vitaminas A, C e D e desnutrição

-correlação entre idade e altura da criança.

Alguns estudos indicam uma relação significante entre o número de dentes presentes e a altura da criança. Ou seja, crianças mais altas apresentam dentes mais cedo.

-fatores sistêmicos

Disfunções endócrinas como o hipotiroidismo entre outras, crianças portadoras de síndromes, deficiência de hormônios, prematuridade, etc…

-fatores locais

Cistos e hematomas de erupção podem atrasar a erupção dentária, dentes que perdem força eruptiva devido aos traumas, etc…

As tabelas de cronologia de erupção dentária servem como um importante parâmetro de normalidade e para que se possa fazer certos diagnósticos de possíveis alterações do crescimento e desenvolvimento dentário. Porém, essa cronologia com influência de uma série de fatores genéticos e ambientais variam de bebê para bebê. Portanto, a melhor forma de verificar se está tudo dentro da normalidade é obter uma avaliação e orientações corretas de um odontopediatra.

dentes do bebê

 

luciana westin

1 Comment on Ordem do nascimento dos dentes do bebê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *