Intestino preso: o que mudar na alimentação?

intestino preso. Quem nunca passou por essa e mesmo que fosse com o bebê sofria com ele? Comigo foi na fase introdutória. Dei muita batata e banana. Combinação cavernosa para o diagnóstico intestino preso, santa inocência. O bebê sofre, fica irritado, não quer mais comer e agente perdida sem saber o que fazer. Pois vamos te ajudar com esse texto encomendado com todo carinho porque sei que intestino preso não é justo. Coluna de Nutrição por Chefe de Papinha.

intestino presoUma das queixas mais comuns das mães é de constipação intestinal nas crianças, especialmente após o desfralde ou mesmo já na introdução de novos alimentos. Estima-se que uma de cada dez crianças precisarão de atenção médica para constipação em alguma época da vida.

A constipação intestinal pode ser definida por uma frequência fecal menor que três vezes por semana, mas é melhor definida como a ocorrência de evacuações dolorosas e eliminadas com esforço, comumente acompanhadas por choro, ou quando a criança apresenta retenção fecal, com ou sem escape, ainda que o número de evacuações seja maior ou igual a três vezes por semana.

Existem várias causas de constipação, mas a mais vista nos consultórios de pediatria e de nutrição é causada por erro alimentar. A criança com intestino preso deve ser incentivada a comer frutas, verduras, legumes e fibras como aveia, linhaça, entre outras, e a ingerir bastante água.

Para entender um pouco o papel das fibras no funcionamento gastrointestinal, vamos citar as fibras solúveis e as insolúveis. Algumas frutas possuem um tipo de fibra na casca e outro na parte interna.

Fibras solúveis:

Esse tipo de fibra tem a propriedade de se misturar com água, formando uma espécie de gel no nosso estômago. Elas atrasam o esvaziamento gástrico, reduzem a absorção de glicose e gorduras. Ajudam a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, ajudando no controle e na prevenção de doenças como a diabetes tipo 2 e problemas cardíacos. Algumas dessas fibras utilizamos em pacientes com diarréia pela sua propriedade citada acima de se misturar com a água. Podemos citar: aveia, casca de frutas como a maçã, feijões, ervilha.

Fibras insolúveis:

Esse tipo de fibra propicia o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e previne a constipação intestinal. As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer colorretal. Podemos citar: verduras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.

Para crianças, a indicação de ingestão de fibras considera a idade da criança e o acréscimo de 5 gramas. Por exemplo: uma criança de 2 anos, deve ingerir 7 gramas de fibras por dia (2 da idade mais os 5).

Um ponto chave para o bom funcionamento intestinal é a água, já que sem ela as fezes ficam ressecadas, causando mais dificuldade na eliminação. Muitas vezes a criança já se alimenta bem de frutas, legumes e verduras, mas a ingestão de água está bem abaixo do necessário.

Dicas para uma alimentação rica em fibras:

Consumir em média 3 porções de frutas por dia de preferência com a casca;

Consumir legumes e verduras nas principais refeições;

Oferecer leguminosas como: feijão, milho, ervilha, soja, grão de bico pelo menos 2x ao dia;

Optar pelos alimentos integrais (pão, macarrão, arroz) pois possuem alto teor de fibras;

Ingerir no mínimo 1 litro de água por dia, sem contar sucos, água MESMO;

Oferecer fibras paralelamente à dieta normal, como linhaça, aveia e farelo de trigo, conforme orientação de médico ou nutricionista.

Lembre-se: um prato colorido é um prato vitaminado e também rico em fibras.

Sempre procure o pediatra no caso de constipação, pois existem casos em que a medicação pode ser necessária.

 

Chefe de Papinha


Leave a Reply