Alimentos: Como congelar corretamente

A utilização do congelamento para a preservação de alimentos vem desde o tempo da pré-história. Os homens primitivos observaram que em temperaturas climáticas baixas, os alimentos perecíveis podiam ser mantidos por muito tempo e com a mesma qualidade, enquanto estivessem congelados.

Avançamos milhares de anos e, nos dias de hoje, o congelamento é um aliado de quem não tem tempo de preparar refeições frescas todos os dias, mas não quer partir para os industrializados.

Muitas pessoas questionam se o valor nutricional dos alimentos é mantido com o congelamento e a resposta é, em grande parte, sim. O impacto nutricional sobre os alimentos congelados é mínimo, mas alguns alimentos — frutas, verduras e legumes — devem passar por um processo que denominamos de branqueamento, que inativa algumas enzimas dos alimentos.

Se bem feito, esse método conserva o alimento sem causar danos nutricionais ao mesmo. Por outro lado, uma vitamina que se perde muito no congelamento é a vitamina C, cerca de 15-20%. Por esse motivo, é fundamental continuar consumindo alimentos in natura, especialmente as frutas, e não apenas alimentos congelados.

Para garantir a qualidade do congelamento, siga essas etapas:

– Separe alimentos de boa qualidade e faça a higienização;

– Faça o branqueamento dos legumes e verduras de acordo com o tempo descrito na tabela abaixo. Retire as partes estragadas, mergulhe o alimento em água fervente com auxílio de uma peneira, aguarde o tempo necessário, e em seguida mergulhe rapidamente em água fria pelo mesmo tempo, para causar um choque térmico. Escorra e deixe secar bem.

alimentos

– Coloque em embalagens limpas e adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar se possível, com uma bombinha específica ou um canudo;

– Identifique com uma etiqueta contendo data de congelamento e validade;

– Em caso de refeições cozidas, assim que estiver pronto (ainda quente), coloque na geladeira o pote sem tampa para acelerar o resfriamento – cerca de 1 hora. Em seguida, tampe e coloque no freezer, a -18ºC.

alimentos

Em termos de segurança alimentar, a baixa temperatura retarda o desenvolvimento de micro-organismo que deterioram os alimentos, aumentando a durabilidade do mesmo em comparação ao alimento mantido em temperatura ambiente.

O máximo que uma refeição caseira deve ficar congelada em freezer doméstico é 60 dias. No caso dos industrializados, é fundamental buscar a informação sobre a validade no rótulo.

Mas não basta saber congelar, também é muito importante descongelar o alimento de forma correta. A forma ideal é a gradual, em geladeira, para não perder ainda mais as propriedades dos alimentos ou até mesmo proliferar bactérias indesejadas. Na emergência, o micro-ondas pode ser usado para descongelar.

Jamais deixe um alimento descongelar em temperatura ambiente, em cima da pia ou embaixo da água da torneira. E um alimento descongelado nunca pode ser congelado novamente.

Seguindo esses passos, você pode se organizar para preparar as refeições da família uma vez por semana, por exemplo, e garantir refeições de qualidade todos os dias.

Chefe de Papinha



6 Comments on Alimentos: Como congelar corretamente

  1. Cléo Moretti
    10/05/2014 at 10:18 (10 years ago)

    Nossa, eu pensei que era só colocar no freezer, rsrsrsrs
    Agora vou ficar mais atenta. Obrigado!

  2. Lilia Faria
    10/05/2014 at 15:52 (10 years ago)

    Eu sempre tive muitas dúvidas em relação a isso. Nossa, esse post caiu como uma luva. Muito obrigada! rs
    Beijos

  3. Cibele Lima
    10/05/2014 at 21:00 (10 years ago)

    Não sou muito de congelar alimentos prontos, mas foi boa a dica! bjo

  4. Roberta Aquino
    10/06/2014 at 17:35 (10 years ago)

    Adorei as dicas .. sou péssima em tudo de cozinha .. affffffff

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    <a href="http://www.talmaetalfilha.blog.br//&quot; Tal Mãe, Tal Filha Blog

Leave a Reply