Transmissibilidade entre mãe e bebê

Não tem idéia do que se trata essa tal transmissibilidade entre mãe e bebe? Pois então, esse é  lugar certo para receber as melhores informações a respeito.

A doença cárie é causada por algumas bactérias que ficam no meio bucal e que podem ser transmitidas de um indivíduo para o outro. Na primeira infância a mãe costuma ser a responsável pela transmissão dessas bactérias para seus filhos através de pequenos atos como: assoprar a colher quando a comida está quente, beijar na boca, oferecer comida para o bebê com o mesmo talher que a mãe ou responsável está comendo, beber do mesmo copo, limpar ou umedecer chupetas ou bicos de mamadeira, etc… Contudo, tais hábitos parecem não contribuir efetivamente no desenvolvimento da cárie, pois o desenvolvimento da doença vai variar em cada indivíduo.

luu

A transmissibilidade das bactérias envolvidas no desenvolvimento da cárie dental, em especial o Streptococcos mutans, é alvo de muita pesquisa e investigação, que tem levado vários pesquisadores a conclusões diversas e contrastantes.

transmissibilidade

Portanto, desmistificando:

  1.  A cárie é uma doença que não é transmitida!!! As mães podem transmitir as bactérias da doença!!!
  2. A doença cárie é multi-fatorial ( precisa de alguns fatores para ela ocorrer)
  3. É mais fácil pegar gripe, resfriado usando o mesmo talher ou copo do que desenvolver a cárie.

Sabe-se hoje que o líquido amniótico não é estéril, estudos já detectaram biofilme microbiótico no líquido amniótico durante a gravidez. Por isso na gestação, é muito importante que a mãe esteja com a saúde bucal em dia e as mães que apresentarem cárie precisam ser tratadas para diminuir a quantidade de bactérias no meio bucal. Dessa forma essas mães estarão protegendo seus bebês contra essas bactérias ou pelo menos diminuindo o contato com elas.

luuuuu

 

Concluindo:

  1. Mães com atividade cariogênica elevada são importantes preditoras do risco do desenvolvimento da cárie para seus filhos
  2. a doença cárie é infectocontagiosa, porém está altamente ligada com o tipo de dieta, hospedeiro e tempo
  3. Os pais devem saber a importância na orientação de uma dieta saudável para seus filhos desde o nascimento e sobre o hábito de higiene oral em todas as fases da vida do seu filho. Procure sempre um dentista para melhores informações!!!

 

foto

 

luciana westin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *