Desfralde: Quando começar?

Desfralde. Só o nome já assusta e faz com que todas as mamães saiam desesperadas atrás de informação para tentar passar por esse momento com menos stress. Excelente texto da Psicologa Carla Ribeiro em sua Coluna de Psicologia aqui no blog.

20140714-165752.jpgPara instigar e fomentar a ideia, aqui estão algumas reflexões acerca deste momento tão importante, o período de retirar as fraldas, conhecido como desfralde. Desejado por muitos pais ele representa uma nova etapa para a criança, um marco no desenvolvimento infantil rumo a autonomia, com maior independência e repleto de adaptações entre fatores sociais, psicológicos e fisiológicos.

Não há uma regra geral, entretanto, o período entre um ano e meio a três anos de idade a criança já tem maturação para a retirada das fraldas. Vale ressaltar aos pais ansiosos quenão há o momento chave”, trata-se de um processo, haverá deslizes tanto de xixiquanto de cocô, então prepare-se e tente não depositar em seu filho suas próprias frustrações, porque não será da noite para o dia.

Seria “idealse no momento de trabalhar a retirada da fralda não haja interferências de estresse emocional, como por exemplo a separação dos pais, morte na família, mudança de residência, iniciação da escola. Períodos como estes, demandam bastante da criança, sendo conveniente aguardar um pouco para então iniciar o desfralde.

A criança nos dá pistas de que o seu momento de retirar a fralda está chegando, perceber estes importantes sinais fazem a diferença para o sucesso de desfralde, são eles:

  • Interesse em acompanhar os pais no banheiro. Por mais que desejem mexer nos objetos dentro do armário eles também nos observam. É importante nomear e dizer o que o adulto está fazendo, “a mamãe está fazendo xixi”, o papai está fazendo cocô”.
  • Quando a criança faz o cocô na fralda e o adulto percebe o ato, é importante dizer a criança, de modo tranquilo e sem alarde, que ela está fazendo o cocô, isso vai ensinar a(o) pequena(o) o nome daquela sensação e associar ao que foi feito/produzido. Com o tempo a criança vai dizer a você espontaneamente, “cocô” após tê-lo feito/produzido. Estimular a percepção de seu próprio corpo é um passo fundamental.
  • Antes de jogar uma fralda suja fora é importante dizer que ali tem xixi e/ou cocô e que vai jogar no lixo. As crianças precisam entender que é algo descartado, que o xixi e o cocô vão embora e que deve ser assim, do contrário, a descarga pode ser assustadora se tiverem o entendimento de que o xixi ou o cocô fazem parte de seu corpo e talvezdesperte o desejo de brincar com seus excrementos. Dizer “tchau” para a fralda suja de cocô e xixi faz parte deste entendimento, da mesma forma que deve-se dizer tchau para o xixi ou para o cocô no penico ou no vaso.

20140714-122455.jpg

Antes da retirada das fraldas apresente à criança o penico ou redutor convidandoa a sentar sem retirar a calça. Enquanto o adulto faz o xixi a criança pode repetir o ato ludicamente. Esta circunstância deve ocorrer apenas no banheiro, estabelecendo um limite claro de que ali é o lugar certo, pois é importante estabelecer regras, tal como a realidade.

Sugere-se a retirada lenta, gradual e durante o dia de modo a respeitar sempre o ritmo de cada criança, levá-la constantemente ao banheiro mostrando o penico é uma opção paralembrá-la de que a pausa na brincadeira deve acontecer, como um momento de estátua ou durante a brincadeira de vivo-morto. Ludicamente pausar a brincadeira e ir ao banheiro se torna menos chato, e assim se trabalha para diminuir os deslizes de “fazer na calça” e trabalhar o controle da criança diante das necessidades do próprio corpo.

Sempre que um deslize acontecer, respire e console se houver necessidade. Observe se a criança fica muito nervosa e chora em demasia demonstrando rigidez e auto cobrança, um sinal de que os pais devem ter um cuidado redobrado com o(a) filho(a), pois pode indicar que a criança capte a expectativa e o desejo dos pais de acerto. Sim, seu(ua) filho(a) vai conseguir, não é necessário ter tanta pressa. Um aprendizado quando aceito em seu próprio tempo também é um ato de amor para com a criança e suas novas habilidades em pleno desenvolvimento.

Ao passo em que o controle esfincteriano ocorre com mais sucesso é natural que com o tempo a fralda da noite fique cada vez mais seca, este é o momento de tentar a retirada da fralda noturna. É importante se ter a famosa paciência e que a retirada da fralda noturna seja feita também aos poucos.

A cada conquista vibre, elogie e demonstre felicidade, ao meu entender, não é necessário recompensar com ganhos, sendo agrados com alimentos, doces ou presentes, o que reforça uma relação consumista, onde as relações do cotidiano se tornam tarefas a serem cumpridas e não questões intrinsecas e próprias das relações humanas.

 Carla Ribeiro

 

 

 

 

 

Leave a Reply