10 Motivos da extinção das “Amélias” do mundo moderno

Hoje pela manhã, enquanto terminava de arrumar as tralhas para vir para São Paulo escutava uma matéria do programa matinal da Ana Maria Braga que me chamou a atenção pois muito me interessou. Tratava da maneira com que as mulheres cuidam da casa e do marido.

De um lado uma mulher que se colocava no papel de Amélia se responsabilizando sozinha por todas as tarefas do lar. Servia suco, almoço, roupa lavada e passada etc… e tal. Por outro lado, outra mulher que dividia todas as tarefas com o marido como cozinhar, lavar a louça e limpar.

Eu fiquei muito surpresa ao ver opostos tão gritantes e acho mesmo que o importante é ser feliz, mas foi-se o tempo em que o homem não fazia nada em casa …

Hoje em dia ninguém está à toa, principalmente quando se tem filhos, portanto, aqui em casa, dividimos os deveres do lar que é comum aos dois. As coisas mudaram ou estão mudando e infelizmente alguns homens e, outras poucas mulheres não entenderam o novo prisma. Entendamos isso dessa maneira:

1

1. Homem e Mulher foram criados por semelhança e igualdade.

 

Quem? Quem disse que a mulher deveria servir seu homem? Um outro homem, claro! Muito conveniente estabelecer essa “regra”, ora pois! Talvez naquela época, num contexto histórico drasticamente diferente, isso tivesse alguma lógica, que eu também não entendo. Ninguém é melhor que ninguém, ninguém deve ser submisso a ninguém, ninguém deve estar mais sobrecarregado do que o outro. Simples.

2

2. Os tempos são outros. 

O mundo mudou, a mulher encara de frente o mercado de trabalho, se desdobra em 20 para poder atender e cumprir suas tarefas com excelência. O homem já não tem o direito de ficar parado olhando, deve colocar a mão na massa em casa, assim como a mulher não teve medo de novos desafios.

3

3. Quer ser servido? Contrata uma funcionária. 

Muito conveniente da parte do homem, determinar que a mulher deveria serví-lo ou melhor, cuidar de seus interesses dentro de casa: roupa limpa, comida feita, filhos cuidados. Se naquela época a desculpa era que a mulher não trabalhava, esse argumento foi por água a baixo. Se a mulher não trabalha fora, ela trabalha dentro de casa, o que já consome todo seu tempo. Exigir jantar feito, roupa passada, não dá mais. O dia não tem mais de 24 horas e as tarefas como cuidar dos filhos estão cada vez mais complexas.

 

 

4

4. Invertendo papéis. 

Podemos compreender que ser servido é realmente cômodo, e talvez nos interessasse também ser servidas. Pois nos nossos sonhos, senhores homens, saibam que seríamos servidas assim. Sonhar é permitido à todos. Vocês sonham, nós sonhamos também

 

5

5. Quer uma esposa feliz? Divida. 

Dizem que nós mulheres complicamos as coisas e que reclamamos demais, mas a matemática é simples, basta que cada um colabore com um pouco. Ninguém se sobrecarrega e podem disfrutar mais momentos juntos.

 

 

66. O exemplo vem de casa. 

Nós pais não somos apenas responsáveis por vestir e alimentar nossos filhos somos responsáveis por educá-los e formá-los para que atuem na sociedade como cidadãos justos e corretos. Somos responsáveis por que eles possam e saibam criar uma família e dar continuidade aos valores e princípios que lhes ensinamos acompanhando a evolução dos tempos. Pai que lava louça ensina ao filho que o homem deve participar das tarefas da casa. Pensemos no que estamos criando.

7

 

7. Se a mulher pode executar “tarefas de homem” porque o homem não pode executar “tarefas de mulher”. 

Eu já preguei muitos quadros, já pintei parede, já lixei e pintei madeira, já contratei pedreiro, desenhei e encomendei móveis, carreguei muita caixa,… e não vejo problema nisso, da mesma maneira que os homens não podem ser contra lavar um banheirinho, passar umas camisas, lavar uma louça.

8

8. A vida é um enorme aprendizado. 

Esse papo de não sei fazer não cola. Tudo é passível de aprendizado nessa vida, principalmente quando falamos de lavar uma roupa, fazer um arroz, etc e tal. Eu mesma não saboa nem fritar um ovo, lavar roupa então só aprendi porque fui trabalhar num navio! Somos seres humanos capazes de aprender muito, basta uma pitada de interesse e força de vontade. E sem cara feia!


9

9. Não gostamos de estar mal cuidadas.

Gostamos de estar bonitas, gostamos de ser atraentes, queremos manter a “pimenta” do casamento. Então não queira que gastemos todo nosso tempo com outras coisas e deixemos nossa vaidade de lado. Isso mata qualquer relacionamento e qualquer auto-estima. Os grandes beneficiários serão os maridos certamente!

10

10. Colhemos o que plantamos.

E se falarmos de sexo, a regra é bem essa. Mulher é assim. Se está feliz o sexo existe, se não está não existe. Pense nisso. A máquina mulher é realmente complexa nesse sentido e o aspecto psicológico pode ajudar ou destruir tudo isso. Que mulher quer ir pra cama com um homem que não mexe a pança gorda nem pra tirar o prato da mesa? Seja gentil, seja companheiro, divida, se responsabilize pelo que lhe corresponde.

 

Queremos estar assim, felizes 100% do tempo. Aproveitar a vida, a casa, a família, os filhos, o marido e toda essa beleza que construímos com tanto amor e carinho. Provas de amor já não estão vinculadas à submissão. Mas claro, um “mimo” gostoso mantém a chama do amor e todo mundo gosta! Todo mundo!

11

Leave a Reply