Loja Zara responsabilizada por trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) anunciou, nesta terça-feira, que decidiu responsabilizar a Zara por trabalho semelhante ao escravo em oficinas de costura subcontratadas pela AHA Indústria e Comércio de Roupas, responsável pela produção de suas peças no Brasil. 

 

Em 2011, após uma denúncia anônima de um trabalhador boliviano, uma investigação do Ministério do Trabalho encontrou 16 bolivianos que ganhavam 2 reais por peça de roupa produzida e trabalhavam em situação considerada insalubre, em duas casas na periferia de São Paulo. 

Esses trabalhadores desenvolviam suas atividades em locais inadequados, com alojamentos irregulares, banheiros e dormitórios impróprios, trabalhavam mais de 16 horas diárias e não recebiam salário fixo. O qiadro encontrado incluia trabalho infantil, jornafas exaustivas, contratações ilegais e cerceamento de liberdade.

Foram identificadas 35 oficinas que poderiam apresentar trabalho escravo realizado por bolivianos produzindo roupas da marca ZARA (com indício de tráfico). Segundo a Revista Veja, para cada uma das blusas da Coleção Primavera-Verão da Zara – peça que estava sendo fabricada no momento da fiscalização –, o dono da oficina recebia 7 reais. Os costureiros, 2 reais. Ao visitarem uma loja da Zara no dia seguinte à operação, a repórter da Ong constatou que uma blusa semelhante era vendida por 139 reais.

 

zara

A Zara é sem dúvidas uma das lojas mais procuradas pelo público feminino. Conhecida mundialmente, é somente aqui mesmo no Brasil que encontramos “Zaras” tão caras. Há lojas Zara espalhadas por toda Europa porém com preços que não nos fazem cortar os pulsos.

Eu mesma, consegui comprar muita roupa na Zara Espanha, França, Portugal e Itália com preços incrivelmente baixos em comparação aos preços daqui. Me lembro de ter comprado um casaco de frio belíssimo, de lã, em Livorno pela bagatela de €45,00 ! Imaginem. Era como comprar nas Lojas Pernambucanas.

Quando voltei ao Brasil fiquei bege ao encontrar uma Zara no Shopping Bourbom, na época não haviam muitas. Logo tive que comprar uma calça branca para embarcar novamente e resolvi ir à Zara pois não fico bem em qualquer calça. Jesus! Quase morri com o preço da calça. Dalí 3 semanas eu estaria na Espanha e com aquele valor conseguiria comprar no mínimo 2 em Barcelona.

Vergonha me deu pelos preços abusivos. Vergonha me dá pelo trabalho escravo. Verganha me dará de quem ignorar essa situação. Não entrem mais nessas lojas, não gastem mais seu suado dinheiro lá, não alimentem essa barbaridade.

 

 

Leave a Reply