Introdução dos primeiros alimentos

A introdução de alimentos pode ser um bicho de sete cabeças para a nova mãe, mas esse post vai desmistificar esse momento que é mais fácil do que parece. Hoje quem escreve é a Nutricionista Mariana Duro, membro da Clínica Villa Vita. Esperamos ajudar e … Bon Appetit !!!!

Resolvi escrever sobre a  introdução dos primeiros alimentos, pois recebo no meu consultório muitas mamães amamentando com dúvidas quanto à alimentação durante os primeiros meses de vida dos seus filhos.

A organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de idade do bebê e, de maneira complementar, até os 2 anos, devido uma significativa maturação digestiva da criança e o risco de desenvolvimento de alergias alimentares.

Para iniciar a alimentação complementar, além da idade da criança, devemos considerar também seu desenvolvimento fisiológico e neuropsicomotor. Por isso, a importância do acompanhamento do pediatra e nutricionista nesta fase.

A fase de introdução dos alimentos de transição na dieta do bebê em complemento ao aleitamento materno exclusivo acontece no 6º mês de vida, o desmame, é muito importante para a formação dos hábitos alimentares, pois é quando a criança começa a conhecer a infinidade de sabores que a acompanharão pelo resto da vida.

Neste momento, a criança começará a conhecer novos sabores, cores e texturas, surgindo as memórias gustativas. É muito importante evitar adoçar, salgar, abusar dos temperos e misturar diferentes tipos de alimentos, para que ela reconheça o verdadeiro sabor de cada um deles.

O desmame começa com a introdução dos sucos de frutas naturais em doses bem pequenas (por volta de 30 ml) com uma colherinha ou copinho (caso seu filho não tome mamadeira ou você não queira incentivar o uso dela).

Baby puree with bananas isolated on white

Os sucos mais indicados para essa fase são os menos ácidos (laranja lima, maçã, mamão e pera, por exemplo). No início, pode ser que ele estranhe o gosto, mas vale a pena insistir!

Quando começarem as papas de frutas (geralmente 1 semana após a introdução dos sucos), amasse banana (a banana maçã tem uma ótima aceitação pelos bebês) ou raspe pera ou maçã ou mamão e ofereça em uma colher pequena, aumentando a quantidade e variedade de frutas à medida que seu filho demonstrar maior interesse.

Não se preocupe se seu filho comer somente um pouco do que oferecer. Lembre-se que, no momento do desmame, o importante será ele experimentar os alimentos e se adaptar aos novos sabores.

Não acrescente mel na alimentação do seu filho antes do seu 1º ano de vida, pois este é contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade devido o risco de desenvolvimento de botulismo infantil.

Dica de nutri: Se seu filho estiver com dificuldade de aceitar alguma fruta mais azedinha, utilize um pouco de suco de laranja lima para adoçá-la de forma natural e saudável!


mariana duro

Leave a Reply