O que é cárie de mamadeira?

Cárie. Não canso de buscar informação sobre cuidados bucais e tentar encontrar temas interessantes junto à Dra. Luciana Westin pois o tema higiene bucal dos bebês  ainda é um pouco ignorado pela maioria das mãe. Por isso a ênfase aqui no blog em textos que ajudem as mães a cuidar corretamente dos dentinhos dos pequenos. Esperamos que essa matéria seja útil, às vezes cometemos erros sem saber.

cárie

Quando a criança é acometida pela cárie dentária, frequentemente, suas delicadas manifestações iniciais passam despercebidas pelos pais. O grande desconhecimento dos pais quanto a época ideal de levar seus filhos na primeira consulta ao odontopediatra, somado ao fato de que as crianças podem ter cárie com pouca idade agravam o quadro da doença, que quando se manifesta, acaba sendo tratada somente quando há dor, desconforto ou problemas estéticos.

A cárie acarreta na perda de tecido mineral do esmalte do dente pela placa cariogênica quando a saliva não consegue equilibrar com seus próprios minerais. Em curto espaço de tempo ocorre a destruição do dente assustando os pais. Esse cenário é conhecido popularmente por cárie de mamadeira, mas chamamos de cárie precoce na infância. É uma situação difícil para os pais e para o bebê, pois essa cárie acomete crianças de 0 a 36 meses.

Os primeiros dentes surgem na cavidade bucal entre 6 e 9 meses e os molares erupcionarão até aproximadamente 30 meses. O esmalte desses dentes ainda sofrerão uma maturação, ou seja, ainda são fracos em uma boca que não apresenta qualquer condição motora de realizar seu controle de placa bacteriana. Então temos ai presente um primeiro desafio cariogênico: Higienizar bem a boca do bebê para remover a placa bacteriana ou biofilme!!

escovar_dentesDurante a primeira infância, principalmente nos 2 primeiros anos a dieta do bebê depende exclusivamente dos pais. A criança irá ingerir a dieta oferecida por seus responsáveis e a partir daí estabelecer seus próprios hábitos. A introdução precoce e incorreta do açúcar pode levar à um caminho complicado para o futuro dos dentes.

Sans titre6

O Objetivo da prevenção deve visar dois pontos principais: a remoção frequente da placa bacteriana e hábitos alimentares saudáveis na primeira infância.

Sans titre5Podemos observar a cárie precoce da primeira infância de várias formas: em bebês que tem o aleitamento materno em livre demanda associado com a alimentação, ou seja, mama e come o dia inteiro e escova poucas vezes o dente. Em bebês que tomam mamadeira de leite com achocolatados, açucar, mel, chás, sucos de frutas adocicados, xaropes etc… Em crianças que mamam na madrugada e também não escovam os dentes a noite.

Os indícios da presença da cárie precoce surgem quando observamos algumas lesões nos incisivos superiores, próximo a gengiva. Aparecem como manchas brancas, em forma de meia lua e elas podem ir se estendendo gradativamente em profundidade e superfície, em sua evolução ficam com uma cor amarelada até cavitarem. À medida em que os dentes vão erupcionando, novas lesões vão surgindo.

Sans titre3

Sans titre2Embora o tratamento seja difícil em crianças de pouca idade, vale ressaltar que sempre haverá uma ou outra medida que o dentista poderá utilizar para controlar a doença. Os benefícios para a criança são enormes e garantirão uma futura dentição saudável. Deve haver uma cooperação mútua entre família/ pais /criança para que novos hábitos sejam introduzidos e uma nova perspectiva de saúde seja aceita. A consulta ao odontopediatra o mais cedo possível também é fundamental para que os pais tenham todas as orientações e informações necessárias.

Sans titre1

luciana westin

1 Comment on O que é cárie de mamadeira?

  1. Thayse Moraes
    11/05/2015 at 11:40 (8 years ago)

    Adorei Mari… Aqui o primeiro dentinho nasceu com 1 ano e 1 mes, e agora passados mais 3 meses ela so tem os dois de baixo. Ela nao deixa eu escovar de jeito nenhum, so quer escovar sozinha, mas ama! Isso ne preocupa rs

Leave a Reply