Comportamentos que podem ocorrer durante o Atendimento Odontológico

Acredito que toda mãe fica um tanto quanto apreensiva ao levar seu filho ao dentista porque teme pelo comportamento do mesmo durante o atendimento odontológico. Eu sou uma delas e como já falamos aqui a forma como o profissional administra a consulta e todo o processo para chegar a ter a criança sentada tranquilamente na cadeira faz toda a diferença. Hoje, a Dra. Luciana Westin fala sobre comportamentos engativos e como quebrá-los. Lembre-se que a Coluna de Odontologia Infantil vai ao ar às quartas-feiras, quinzenalmente.

atendimento odontológico

Normalmente, as crianças, quando conduzidas de forma adequada durante o atendimento, comportam-se de modo satisfatório e favorável para a realização dos procedimentos odontológicos. Entretanto, algumas vezes, devido a inúmeros fatores, podem apresentar comportamentos e reações que precisam de especial atenção do profissional. Os pais conhecendo esses comportamentos tornarão a consulta odontológica mais tranquila, leve, sem stress para a criança e para os profissionais.

 

Medo

atendimento odontológico

É um estado emocional diante do perigo, é um fator biológico de defesa e proteção. Em odontologia, esse medo é classificado como medo objetivo, ou seja, proveniente de uma experiência odontológica desagradável e o medo subjetivo que ocorre a partir de informações dadas por adultos ou crianças maiores.

Para dessensibilizar a criança medrosa, é necessário descobrir a fonte de seu medo. Esse medo muitas vezes desaparece com a própria maturidade porque elas acabam se acostumando com as experiências que antes as assustavam.

 

Ansiedade

 atendimento odontológico

 

A ansiedade é um estado psíquico que predominam sentimentos de carácter ameaçador. A ansiedade diferente do medo, não tem objeto definido. Quanto mais experiente o paciente torna-se nas consultas odontológicas, menor sua ansiedade. O que reforça a necessidade de levar a criança o mais cedo possível às consultas odontológicas.

 

Agressividade

 atendimento odontológico

 Quando a criança se comporta agressivamente, pode estar querendo chamar atenção, ser compreendida, expressar sentimentos de raiva legítimos, expressar sentimentos de insegurança, expressar ciúmes, etc… Para lidar com a agressividade infantil, é muito importante manter o autocontrole, não gritar, falar com firmeza, não usar violência. Prefira sempre a recompensa para reforçar o comportamento positivo e correto.

 

Birra

 atendimento odontológico

 A birra é provocada pela frustração na obtenção de algo. Não cedendo e mostrando que a ama, estará ajudando-a a aprender a enfrentar e superar obstáculos. É importante conhecer a criança para evitar as birras futuras. Uma vez iniciada a crise de birra, deixe que a criança chegue até o final, acalme-a e ao fim pode ser dado uma recompensa como um reforço posivivo de que ela mudou o comportamento, assim ela se sentirá valorizada e amada.

 

Choro

atendimento odontológico

A função básica do choro é obviamente assinalar uma necessidade, essa é a principal maneira de atrair atenção. O choro é a meneira que os bebês encontram para se manifestar. O choro de raiva, por exemplo, é mais alto e mais intenso. O choro de dor tem um início muito abrupto, diferentemente dos choros mais básicos de fome ou sono, que muitas vezes começam com choramingos ou gemidos.

O profissional odontopediatra conhecendo todas essas características da criança terá mais facilidade em lidar com ela nos momentos difíceis. O odontopediatra precisa ter conhecimento, habilidade em comunicação e empatia. Os pais e responsáveis também conhecendo os diversos tipos de comportamentos frente a consulta odontológica ajudam o dentista e só quem tem a ganhar é a própria criança.

 

luciana westin

Leave a Reply