Leite Materno causa Cárie?

Muitas mulheres tem essa dúvida. Afinal? Leite materno causa cárie? É preciso higienizar a boquinha após a ingestão do leite materno? Quantas perguntas Luna ! Pois não se preocupe, Dra. Lucinaa Westin responderá todas elas nesse post. 

Leite materno

 A OMS e o Ministério da Saúde recomendam que nos primeiros 6 meses de vida o bebê receba aleitamento materno exclusivo, pois esse alimento fornece todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, além de ser de fácil digestão pelo organismo infantil. O leite materno apresenta um efeito protetor contra diferentes infecções comuns da infância (como diarréia, otite, infecções respiratórias, etc), reduz o risco de desidratação, tem um papel importante no desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho e do ponto de vista odontológico contribui com o desenvolvimento da face, selamento labial e previne futuras maloclusões.

Sans titre1

A grande dúvida é se esse leite materno causa cárie: O leite artificial tem muito mais potencial de causar cárie por ter a facilidade de adição de açucar e achocolatados. O leite materno apresenta baixo risco cariogênico, porém ambos os leites induzem a queda do PH do biofilme (placa bacteriana).

Sans titre2

A partir dos 6 meses deve ser iniciada a introdução da alimentação complementar (transicional) alternado com o aleitamento. Nessa fase também começa a surgir os primeiros dentinhos de leite. Aí que mora o perigo!!!! O leite materno prolongado ou livre demanda ( bebê mamando o dia inteiro), associado com a alimentação aumenta o risco de desenvolver a cárie.

Sans titre4

A manutenção do aleitamento materno e/ou mamadeiras associado a hábitos de higiene inadequados aumenta o risco de cárie nessa fase. É comum relato de mães que não realizam higienização posterior a amamentação, pois a criança adormece durante a mamada. Como consequência pode surgir manchas brancas (estágio inicial da cárie) e cárie precoce na primeira infância, acometendo bebês menores de 3 anos.

Sans titre5

Os pais devem ficar atentos para aos poucos diminuir a frequência do aleitamento, cortar as mamadas da madrugada, iniciar a higiene bucal com escova e pasta de dente assim que surgirem os primeiros dentinhos e procurar um odontopediatra para ter todas as informações necessárias.

Sans titre6

luciana westin

1 Comment on Leite Materno causa Cárie?

  1. Daniella Almeida
    10/07/2015 at 23:40 (9 years ago)

    No caso oque causa a cárie é a Introdução Alimentar associada a má higienização e nisso culpasse o leite materno.
    O leite materno não tem potencial cariogênico!! Esse post está causando desserviço

Leave a Reply