Por que devo levar meu filho ao Odontopediatra desde cedo?

Odontopediatra. Morro de vergonha mas assumo que levei o Théo ao dentista tardiamente, mas como temos hábito super adequados tanto alimentares como de escovação utilizando pasta fluoretada e evitando doces, fiquei mais tranquila. Mas não deveria, a primeira visita ao odontopediatra deve ser cedo. Veja as dicas da Dra. Luciana Westin na Coluna de Odontopediatria.

Odontopediatra

A prevenção é a melhor maneira para se evitar doenças bucais. Uma forma de realizar essa prevenção é levar a criança desde cedo ao dentista para que os pais obtenham o máximo de informações e coloquem em prática dentro de casa. Ou seja, o que vai prevenir a cárie não é a consulta odontológica e sim o que a família aprende com as orientações que é fornecida pelo dentista.

Odontopediatra

A criança que tem cárie, normalmente tem hábitos inadequados como não escovar os dentes após as refeições, ingestão rica em açucar, criança que passa o dia inteiro comendo e criança que mama a madrugada inteira.

Odontopediatra

A função do odontopediatra é orientar os pais o mais cedo possível como higienizar a boca do seu bebê até ele crescer, educar como realizar as prevenções bucais da melhor forma e assim essa família terá subsídios para prevenir esses problemas para o resto da vida.

A consulta odontológica em um bebê de 6 meses a 1 ano é similar a do médico. Ela visa a orientação, a educação, pois a parte de cadeira do dentista é limitada em uma criança de baixa idade. Não será a limpeza, o flúor, o selante no consultório que irá evitar a cárie. Se a criança não tem cárie, a vitória é dos pais que tem hábitos alimentares saudáveis e hábitos de higiene adequados.

 Sans titre2

A rotina das consultas odontológicas vai depender do risco de cárie de cada criança, não podemos nivelar todos no mesmo patamar. Ou seja, a criança que tem mais risco de cárie deve visitar o dentista mais frequentemente e mudar seus hábitos alimentares e de higiene. A criança que apresenta baixo risco de cárie pode marcar consulta de 6 em 6 meses ou até 1 vez ao ano.

Quem não tem cárie provavelmente tem o flúor todos os dias, seja na pasta de dente ou na água fluoretada, tem hábitos alimentares saudáveis e uma escovação adequada.

Lembrando que quanto menor a criança é levada ao dentista, maior é o benefício que essa criança levará para o resto da vida e maior é a conversa durante a consulta.

luciana westin

Leave a Reply