Certo ou Errado? Bela Gil dá receita de pasta de dentes

Bela Gil. Semana passada houve muita polêmica nas redes sociais em um post publicado pela nutricionista Bela Gil. Para quem não leu, ela dizia que cúrcuma poderia substituir o creme dental e que seria melhor do que qualquer pasta de dente que tenha flúor, sulfato e outras coisitas mais. Além disso, ela mencionou que os dentes ficariam super branquinhos se adicionasse uma pitada de canela. Chamei a Dra. Luciana Westin, odontopediatra para esclarecer de forma profissional essa “dica” de odontologia dada por uma profissional que nào é da área. Vamos lá !

Sans titre4

 A cúrcuma é uma planta usada em temperos e apresentam propriedades anti inflamatórias, porém não há estudos nenhum comprovando propriedades anti microbianas. O Brasil é um país com um índice alto de cárie e através de vários estudos com evidência científica foi comprovado que o flúor é anti microbiano e é a melhor maneira de se combater a doença.

Existem milhares de dentistas, pesquisadores estudando e se dedicando para elaborar um creme dental ideal para combater a cárie, a doença periodontal e em apenas um dia, uma postagem sem nenhum fundamento, vem com uma receita caseira de como escovar os dentes.

Devemos acreditar nas instituições sérias que com bases em evidências mostram que os dentes DEVEM e PODEM ser escovados com dentifrìcio fluoretado. O flúor na escovação diária é uma das melhores maneiras de se prevenir a cárie junto com a remoção mecânica da escova dental.

 

Sans titre3

 

Minha dica : Escove seus dentes no mínimo 3 vezes ao dia após as refeições com um pouquinho de pasta de dente com flúor e procure sempre orientação de um profissional capacitado. Informações nas redes sociais não substituem a boa e velha consulta odontológica!!!

 San titre3

 

luciana westin

Leave a Reply