Desenvolvimento infantil: 12 à 24 meses

Desenvolvimento infantil. Excelente série que começou com desenvolvimento infantil de 0 à 3 meses e agora quase completa 2 anos !! Parabéns para a Dra. Nathália Serra, pela excelente idéia de compartilhamento e textos. Como eu digo, acompanhamos todo o desenvolvimento gestacional, semana pós semana, como não acompanhar o desenvolvimento fora do ventre? Divirtam-se.

 

desenvolvimento-bebe

Nesta etapa o bebê está muito (mais muito mesmo rsrs) ativo! Já é capaz de andar e a cada dia que passa, fica mais seguro em relação ao caminhar, movimentos mais precisos, com melhor equilíbrio e intencionalidade (caminha com intensão, para chegar perto de algum objeto de desejo ou de alguém). Já próximo aos dois anos de idade, ele já é capaz de caminhar para frente, para trás, para os lados e corre (para desespero das mamães rsrs).

Explora mais os objetos e brinquedos e vai aumentando a permanência em uma mesma atividade dia após dia, descobrindo novos modos de brincar com o mesmo objeto, entende sua função, encaixa (objetos com forma), martela.. E nesta fase podemos iniciar o brincar simbólico, com brincadeira que simulem atividades do seu cotidiano, como colocar a boneca para dormir, brincar de lavar nos carrinhos, dar banho nos bonecos, dar comidinha para o ursinho e assim as crianças vão aumentando o repertorio lúdico a cada dia.

 Desenvolvimento infantil

E pouco a pouco podemos fazer com que as crianças participem mais de suas atividades, estimulando que retirem seus sapatos, participem mais nas trocas de roupas, que levem o alimento a boca sem auxilio e que guardem seus brinquedos após o uso (em uma caixa ou um local estabelecido). O importante é que essas participações sejam incorporadas na rotina da criança, aumentando assim sua participação e as tornando mais independentes. È muito importante tornar essas atividades divertidas e prazerosas, elogie, brinque e cante incentivando aumentar cada dia mais a participação da criança.

As demonstrações de afeto com carinho, abraços e beijos se tornam mais frequentes e contextualizadas. A criança passa a se expressar mais, demostrando frustações, alegrias e ciúmes. Não as ignore! É muito importante incentivar a expressão da criança!! E nesta fase também o vocabulário aumenta muito!!! E a cada dia que passa vai ficando mais tagarelinha!

 

Desenvolvimento infantil

 Uma brincadeira interessante para essa fase é realizar associações, brincar de igual e diferente. Já que é uma fase que as capacidades cognitivas se desenvolvem rapidamente e podemos utilizar vários recursos e estimular varias habilidades. Separe objetos idênticos, da mesma cor ou do mesmo tamanho e coloque outro objeto com características diferentes. Auxilie a criança a identificar os iguais. Por exemplo, separe 3-4 objetos amarelos e coloque um azul, peça para a criança separar apenas os amarelos (mostre um objeto amarelo como referencia). Depois aumenta a dificuldade, colocando duas opções, mais objetos… E brinque .. brinque muito!

 

No próximo mês falaremos a respeito das principais características dos 24 aos 36 meses!!

 Até lá!!

 

Nathalia

Leave a Reply