Desenvolvimento Infantil: 7 à 9 meses

Desenvolvimento Infantil. Quem está acompanhando a série deve estar encantada com o mundo maravilhoso do desenvolvimento infantil. Pensamos que bebês não podem fazer muitas coisas e nos enganamos. Cada detalhe nas atividades diárias é uma conquista na evolução e no desenvolvimento deles. Continuamos na Coluna de Terapia Ocupacional. Para ver os posts anteriores clique AQUI.

Continuaremos a série de publicações a cerca do desenvolvimento infantil, abordando as principais características e aquisições que ocorrem na vida de um bebê dos 7 aos 9 meses. Esta etapa é uma delicia!!! A cada dia que passa é possível notar que o bebê interage mais com as pessoas mais próximas e esta cada dia mais interessado em explorar o ambiente que o cerca. Vamos conferir as principais aquisições mês a mês??

7 meses

O bebê já está mais ativo nesta etapa, senta com mais segurança, sem apoio, utiliza as mãos funcionalmente nesta postura (para empurrar, arremessar, encaixar e bater), explorando e demostrando interesse pelos objetos que o cercam (parece um bebê polvo, quer tocar em tudo!). Como eles já apresentam mais segurançaquando sentados não utilizam apenas as mãos como suporte para descarga de peso, o que permite maior exploração. O bebê também se arrasta com a barriga e realizar apoio nos joelhos iniciando a posição de gato ou 4 apoios.

naDesenvolvimento InfantilA visão do bebê já está mais refinada, ele consegue perceber detalhes e movimentar-se para explorar visualmente o que lhe cerca. Com este refinamento visual, o bebê consegue aprimorar também o alcance dos objetos, e isto será muito importante para a coordenação visomotora, que será refinada com o desenvolvimento e com as próximas vivências que exigem esta habilidade.

Já em relação aos aspectos cognitivos, os bebês já estão mais habituados as suas rotinas, antecipam as próximas etapas, reconhecem o nome das pessoas mais próximas e de alguns objetos. Nesta etapa, também é interessante iniciar as brincadeiras mais estruturadas, com regras solicitações simples como pedir para o bebê colocar objetos dentro de potes ou solicitar que o bebê realize encaixes simples (com objetos com contornos simples, sem formas irregulares).

 Os balbucios são mais frequentes e devemos conversar bastante com o bebê, cantar, brincar com objetos que façam sons e brincadeiras com ritmos, desta forma estaremos estimulando os aspectos relacionados à linguagem. Também nesta etapa o bebê reconhece as diferentes vozes e sons dos objetos. Então vamos batucar e cantar!!!!!

8 meses

 O bebê já consegue engatinhar e se locomove desta forma, posteriormente também conseguirá transportar objetos enquanto engatinha. O alcance dos objetos irá se refinar a cada dia e o bebê conseguirá pegar os objetos com mais precisão.

Desenvolvimento InfantilNesta etapa, o bebê inicia o entendimento da permanecia do objeto. Ele começa a entender que os objetos não desaparecem de sua frente e sim saem do seu campo visual, por algum motivo (caíram, foram retirados ou estão “escondidos”). Eles passam a arremessar objetos e acompanhá-los visualmente quando caem do cadeirão ou quando ficam atrás ou embaixo de objetos maiores. A Coordenacao motora melhora a cada dia, e o bebê já consegue alcançar e segurar com precisão objetos menores, transferi-los entre diferentes recipientes ou outros objetos .

Desenvolvimento Infantil

O bebê demonstrará cada vez mais interesse e intenção na exploração do que o cerca e nas brincadeiras sociais . A cada dia que passa o brincar fica mais organizado e é interessante ensinar o bebê a guardar os brinquedos em locais específicos (como caixas ou espaços demarcados) após as brincadeiras o que irá despertar noções temporais (começo, meio e fim) e espaciais.

Nesta etapa o bebê já consegue se recordar de acontecimentos recentes e de atividades rotineiras, é importante estabelecer uma rotina do bebê, e antecipar sempre os acontecimentos, relatando o que vai acontecer, associando as palavras e objetos aos eventos do dia a dia (como por exemplo, mostre a toalha de banho e diga “hora do banho”).

9 meses

 Aos nove meses, o bebê consegue ajustar a postura enquanto se move com objetivo, organizando seu corpo para se mover se arrastando ou engatinhando para alcançar objetos e pessoas mais distantes. Também utiliza moveis, outros objetos ou parede como apoio para permanecer em pé, e nesta postura permanece com as perninhas bem abertas, já que o equilíbrio precisa ser aprimorado ainda.

na4

 Com movimentos mais coordenados, precisos e mãos mais habilidosas, o bebê consegue pegar objetos em movimento como bonecos que andam, carrinhos, bolas enquanto rolam .

A comunicação se torna presente e contextualizada nesta etapa, o bebê dá tchau, levanta os braços para pedir colo e bate palmas durante musicas (quando estimulado). Nesta etapa, o bebê inicia a habilidade de imitação, é interessante mostrar com os objetos e brinquedos funcionam e entrega-los a ele para que ele imite, faça isto com diferentes brinquedos e utensílios do dia a dia, como por exemplo, com as colheres de silicone durante alimentação, deixe o bebê manipular a colher, tentar leva-la a boca.

E vamos continuar brincando para favorecer o desenvolvimento dos nossos pequenos?? Aguarde que próximo mês, falaremos a respeito do desenvolvimento de 10-12 meses.

Espero vocês!!

Até breve!

 

Leave a Reply