Receitinha do uso do flúor

Sans titre1 Flúor. Já falamos inúmeras vezes sobre a utilização das pastas de dentes com flúor a partir do nascimento dos primeiros dentes, mas sempre resta dúvidas ou inseguranças. Eu uso a pasta de dentes com baixo teor de flúor como instrui a Dra. Luciana Westin nossa Colunista de Odontologia. Espero que você não fique mais com dúvidas.

 

 

Como este é um assunto que acaba gerando muitas dúvidas, acho muito importante de tempos em tempos relembrar o quanto ele nos auxilia em termos de prevenção contra a cárie dental em nossos filhos.

 

Receitinha de como usar pasta de dente Fluoretada em nossos filhos:

 

Concentração à o creme dental efetivo para prevenir a cárie deve contar no mínimo 1.000ppm de flúor e deve ser utilizado com o objetivo de prevenir a doença.

Flúor

Frequência à Estudos indicam que a pasta com flúor em crianças deve ser usada duas vezes por dia. Eu recomendo passar por uma avaliação de um profissional, de preferência odontopediatra, pois ele dará a melhor orientação para cada caso, para cada criança. Pois, cada bebê ou criança tem necessidades diferentes, histórias clínicas dentais diferentes e o dentista saberá conduzir o tratamento da melhor forma.

Flúor

Flúor

Quantidade à o segredo do sucesso da prevenção com a pasta de dente com flúor é a quantidade. Ela deve ser pequena e de acordo com cada idade da criança:

Flúor

– ½ grão de arroz cru (0,05g) para bebês de 6 meses até 2 anos ou uma “lambuzada”. As crianças nessa idade ainda engolem a pasta de dente, por isso a quantidade controlada é fundamental.

 

– 1 grão de arroz cru (0,1g) para crianças que ainda não sabem cuspir direito, mas estão em fase de aprendizado. De 2 a 4 anos já pode começar a ensinar como cuspir na pia.

 

– 1 grão de ervilha (0,3g) para crianças que já sabem cuspir. Crianças acima de 4 anos já são aptas a cuspir e fazer bochechos com água.

Sans titre7

A quantidade ingerida pela criança com a pasta de concentração de 1.000 a 1.100 em pouca quantidade é segura em termos de fluorose dental ( manchas brancas nos dentes) e promove um benefício excelente anti cárie.

 

A criança que não usa pasta de dente com flúor não está recebendo os benefícios preventivos contra a cárie , por isso a importância de sempre ir ao dentista para ter todas essas informações, orientações e realizar o exame clínico periódico.

 

luciana westin

Leave a Reply