Quando introduzir certos alimentos

Alimentos. Hoje na Coluna de Nutrição da Chefe de Papinha vamos matar uma vez por todas essa pulga atrás das nossas orelhas com relação a introdução de certos alimentos como mel, carne de porco, frutos do mar. Espero que gostem e lembrem-se que essa coluna é quinzenal às terças.

Alimentos

Uma das principais dúvidas da mãe quando o bebê completa 1 ano e ela ouve a frase, “pronto, está tudo liberado”, é o que exatamente está liberado ou o que deve-se esperar mais um tempo. Afinal, qual é a época ou a idade correta para introdução de alguns alimentos na alimentação do meu filho?

Açúcar
A recomendação é introduzir após os 2 anos de idade. Algumas mães optam por introduzir açúcar com 1 ano, mesmo sabendo que não é ideal. Neste caso, o consumo deve ser bem moderado e dando preferência ao açúcar mascavo ou demerara. Na preparação de bolos, o ideal é não usar nada de açúcar e adoçar com frutas mais docinhas ou frutas secas. Guloseimas como balas, pirulitos, bolachas recheadas, chocolate, entre outros, quanto mais tarde e quanto menos oferecer, melhor. Nunca adoce os sucos naturais!

Mel
Somente após 1 ano de idade, sempre de boa procedência. Alguns pediatras estão adotando a recomendação de aguardar até os 2 anos.

Pães e biscoitos salgados
Caso a criança não tenha problemas no consumo da farinha de trigo (glúten), pode-se iniciar a introdução aos 12 meses, sempre dando preferência aos integrais, aos caseiros e aos produtos com baixo teor de sódio.

Carne de porco
Segundo a literatura, pode ser introduzida após os 12 meses de vida, mas deve ser de boa procedência e muito bem cozida, pois pode conter ovos de Taenia saginata, um parasita que pode causar doença. Alguns pediatras preferem aguardar até a criança completar 2 anos, especialmente em crianças com histórico de alergia alimentar.

Frutos do mar
Devem ser introduzidos na alimentação das crianças sempre com cautela, por ter um grande potencial alergênico, principalmente o camarão. O mais indicado é a partir dos 2 anos de idade e mesmo assim introduzidos aos poucos e observando a reação do organismo de cada criança.

Oleaginosas
Se a criança não apresentar nenhum sinal de alergia ou sensibilidade podem ser oferecidas após o primeiro ano de vida, mas deve-se ficar muito atento porque geralmente esses alimentos são duros e podem causar algum tipo de acidente, especialmente engasgos. Devem ser consumidas com moderação.

Cogumelos
Podem ser introduzidos após os 12 meses, mas sempre de boa procedência e dando preferência aos que não são vendidos em conserva. Assim como na carne de porco, alguns pediatras preferem aguardar até a criança completar 2 anos, especialmente em crianças com histórico de alergia alimentar.

Embutidos e enlatados
Somente após os 2 anos e com muita moderação, por conta do alto teor de sódio.

Suco de caixinha
Apenas após os 2 anos, sempre moderadamente e optando pelas versões sem açúcar e sem conservantes. Tenha em mente que o suco natural é sempre melhor.

É  importante salientar que todo alimento novo deve ser oferecido gradativamente na alimentação da criança. Cito um fato que aconteceu com um paciente meu no qual tinha diagnóstico de alergia à proteína de vaca, após um tempo a criança foi liberada aos poucos para alimentação geral, saiu do consultório e comeu uma caixa de bombom, resumo: diarreia não por conta da alergia, mas por exagero do alimento.

Chefe de Papinha

 

Leave a Reply