Desenvolvimento Infantil: 4 à 6 meses

Desenvolvimento infantil Neste mês daremos continuidade à série “desenvolvimento infantil: brincando e favorecendo o desenvolvimento de bebês”, abordando os principais marcos do desenvolvimento físico, social e cognitivo dos bebês de 4 a 6 meses. Nossa colaboradora mensal é Nathália Serra que iniciou o projeto #DesenvolvimentoInfantil aqui no blog. Não perca e acompanhe passo a passo a evolução do seu bebê. Esperamos que gostem:

A promoção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento do bebê é de extrema importância para que ocorra o desenvolvimento de suas habilidades. È importante ficarmos atentas, pois alterações no desenvolvimento podem sugerir agravos de saúde ou oferta de estímulos inadequados a cada fase. Sempre que notar que algo não está acontecendo conforme o esperado ou quando surgirem dúvidas, converse com o pediatra que acompanha o bebê ou com um profissional que atue no desenvolvimento infantil (mas, sem desespero heim!!!!!!).

4º mês
O bebê já consegue controlar mais os movimentos de sua mão, pois a coordenação visomotora melhora a cada dia, conforme o bebê vai experienciando a tarefa de “pegar” objetos em diferentes distâncias. É interessante oferecer objetos no campo de visão do bebê, para que ele tente buscá-los com a mãozinha, inicialmente para que o bebê aprenda o movimento podemos pegar o seu bracinho lentamente e leva-lo até o objeto apresentado.

2

Desenvolvimento infantil

É interessante utilizar brinquedos que estimulem a “ação e reação” como os brinquedos que ao serem chacoalhados emitem sons, luzes ou movimentam outras peças, entretanto recomendam-se brinquedos leves e de um tamanho que possam ser manipulados com as mãos, atentando-se com a possibilidade de serem levados a boca. Nesta fase inicia-se também a fase oral, momento em que o bebê utiliza a boca para explorar. Desta forma o cuidado deve ser redobrado, já que tudo pode ser levado à boca, especialmente objetos pequenos deixados próximos ao bebê (muito muito muito cuidado!!!).

Muitas vezes podemos utilizar objetos que temos em casa para construir brinquedos e recursos interessantes, como as garrafas sensoriais. Utilizando garrafas pet vazias (recomendado garrafas de 300-500 mL), podemos preenchê-las com qualquer material que temos em casa, como papeis brilhantes, gliter, lantejoulas, miçangas, grãos de feijão, arroz, milho entre outros. Ao serem chacoalhadas, a movimentação dos materiais que estão dentro irão atrair a atenção do bebê e favorecer a percepção de “ação e reação”. Esses materiais poderão ser emergidos em agua e/ou óleos, que irá alterar o padrão de movimentação dos objetos e as cores. Basta deixar a imaginação correr, e criar várias garrafas inscrevíeis!!! Lembre-se que a garrafa sensorial tem que ter um peso que o bebê consiga explorá-la usando as mãos.

Desenvolvimento Infantil

Também aos 4 meses o bebê interage mais com as pessoas, inicia o reconhecimento das pessoas mais próximas e demonstra alegria ao vê-las, emitindo sons e sorrisos. Nesta fase, também inicia o interesse em outros rostos, o bebê os observa por um tempo maior.

Desenvolvimento Infantil

5ºmês
Agora o bebê já pega e alcança os objetos com mais precisão, o que sugere que a coordenação motora está ficando cada vez mais refinada. Ele pode manusear o objeto com maior intencionalidade e ajeita-lo na mão para que o objeto seja posicionado de modo confortável.
Outro aspecto físico importante, é que o bebê fica melhor posicionado quando sentado com apoio nas costas, a cada dia que passa ele fica “mais durinho” e utilizando mais os bracinhos para explorar os brinquedos nesta posição.

A calça de posicionamento pode auxiliar nesta fase, caso não haja em casa alguma almofada ou cadeirinha que forneça suporte para que o bebê permaneça sentado nesta fase, podemos encher uma calça jeans antiga com retalhos e costurar as aberturas, transformando-a em uma almofada que envolve o bebê e impede que ele “caia” para os lados.

Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Infantil

Aos cinco meses, os bebês também se interessam pelo seu reflexo e por outros bebês. è uma excelente fase para iniciar as brincadeiras na frente do espelho, apontar para o bebê, para a mamãe, mostrar o pé (e outras partes do corpo).

Desenvolvimento Infantil

Os bebês iniciam a habilidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como por exemplo emitir algum som e chacoalhar algum objeto. Estimule o bebê a vocalizar, repetindo os sons que ele emite, cantando musicas e conversando bastante com o bebê, apresente os brinquedos, descrevendo suas características e funções (além de demonstrá-las).

6ºmes

Nesta etapa o bebê inicia o sentar sem apoio. Primeiramente quando sentando ele apoiará nos bracinhos, neste momento devemos oferecer brinquedos interessantes, estimulando o bebê a alcança-lo, para que pouco a pouco ele se apoie menos nos bracinhos, até conseguir sentar totalmente sem apoio.

Desenvolvimento Infantil

Também é importante estimular habilidades mais complexas como empilhar e encaixar. A Permanência do objeto também começa a ser elaborada pelo bebê nesta fase, desta forma ele passa a procurar objetos/brinquedos que saem do seu campo de visão, como objetos que caem. Uma brincadeira interessante para esse momento è brincar de “achou”, estendendo um pano próximo ao rosto do adulto ou escondendo com as mãos, cobrindo-o por alguns instantes e retira-lo falando “achou”.

Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Infantil

E vamos continuar brincando para favorecer o desenvolvimento dos nossos pequenos?? Aguarde, que próximo mês falaremos a respeito do desenvolvimento de 7-9 meses.

Espero vocês!!
E sempre que tiverem dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário!
Até breve!

 Nathalia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *