Dor Temporo mandibular (DTM) infantil

Dor Temporo mandibular. Cada post da Dra. Luciana Westin é realmente um aprendizado. Vejam que essa “dor temporo mandibular” pode causar uma dor de cabeça que humildemente seria tratada pela mães como qualquer dor de cabeça. Entenda mais: a dor temporo mandibular, mais conhecida como DTM é um conjunto de alterações clínicas caracterizadas por sinais e sintomas nos músculos da mastigação, na articulação temporomandibular (ATM) ou em ambos. Essas disfunções apresentam sinais e sintomas o que torna muitas vezes o diagnóstico complexo.

Existe uma alta prevalência de DTM na população jovem e adulta, porém os sinais e sintomas começam a aparecer em crianças e adolescentes de forma branda e podem evoluir para severo com o tempo.

Dor Temporo mandibular

A criança pode apresentar alguns sintomas como dores na face, dores de cabeça, dores na região da orelha, zumbido e vertigem. Os sinais da DTM apresentam-se como sensibilidade muscular, limitação de movimento e abertura de boca e ruídos na articulação temporo mandibular (ATM). A dor persistente pode atrapalhar a qualidade de vida da criança e prejudicar o bem estar psicológico.

Dor Temporo mandibular

Alguns fatores que podem desencadear a DTM são:

– a genética ( se a mãe ou pai tem, a criança fica mais susceptível a desenvolver também)

– traumas ( crianças que cai e bate o queixo é uma das principais causas de alteração na ATM, traumas na mandíbula devido à alguns esportes como bicicleta, skate, etc…)

– Batida de carro (com uma batida forte, se o paciente já for predisposto, o acidente pode piorar e o trauma ser um fator agravante)

-Procedimentos odontológicos que precisa ficar muito tempo de boca aberta

– Uso prolongado de chupeta pode aumentar a atividade muscular e a criança desenvolver DTM. Por isso, use a chupeta COM MODERAÇÃO E SE PUDER EVITAR, EVITE!!!

– Assim como roer as unhas, mascar muito chiclete, chupar dedo, etc…também podem ser fatores desencadeadores da doença temporo mandibular.

Dor Temporo mandibular

O tratamento para a DTM visa controlar a dor, recuperar a função e amenizar a carga mastigatória. As terapias não invasivas e reversíveis ainda são os procedimentos de eleição. Existem exercícios terapêuticos específicos que ajudam a reduzir a dor muscular e articular, estímulos térmicos de calor e frio também amenizam a dor, melhora a função alterada e reduz a inflamação. O laser aplicado nos consultórios odontológicos apresentam uma grande melhora em alguns casos.

Os sintomas da DTM podem estar presentes desde a infância e devem ser observados e controlados desde cedo, a fim de se evitar que se agravem com o avançar da idade. A prevenção é sempre a melhor solução.

luciana westin

2 Comments on Dor Temporo mandibular (DTM) infantil

Leave a Reply