Meu parto: 41 semanas

Finalmente estava perto. Espera sem fim, as últimas semanas parecem décadas. Foram 41 semanas, largas semanas, esperando a chegada do pequeno Théo por via normal. Mas, isso não aconteceu. Veja o relato do meu parto de 42 semanas.
.
Como já comentei, eu estive me preparando fisicamente e psicologicamente para um parto normal. Mesmo enfrentando opiniões de familiares contrárias à essa opção (o que confesso, é muito chato!), mesmo enfrentando médicos se opunham ao parto normal, lá estava eu, desde o dia 31.12.2013 esperando qualquer sinal e o único que eu vi foram sinais dos fogos do Ano Novo.
.
A cada dois dias, a partir da semana 39 eu passava no hospital para fazer pré-natal de controle. Que chato! Exame de toque e cardiotocografia. Gente coisa desagradável esse negócio de exame de toque né. Rs… Nem sinal, nada de contração e nem dilatação. Fui aconselhada a caminhar e subir e descer escadas, assim que lá estava eu novamente com meu excelentíssimo marido subindo e descendo o escadão da Av. Sumaré, portando uma barriga de 9 meses. Passei por louca claro, mas não liguei. Resultado zero.
.
Bom, já com 40 semanas e alguns dias, a médica plantonista que me atendeu (detesto médico plantonista, meus amigos medicos que me desculpem, mas sensibilidade zero), ao responder “algumas” das minhas dúvidas e muito da grossa me informou que:
.
Absurdo 1
Meu acompanhante no caso meu marido, entraria no sala de parto apenas no momento exatodo parto. ERRO! Absurdo. Existe uma lei chamada Lei do Parto (Lei Federal n. 11.108) que dá à parturiente o direito irrevogável de ter acompanhamento desde o pré-parto até o pós-parto. Veja o post Acompanhante durante o parto, pré- parto e pós-parto é lei. Já fiquei puta da vida né, nervos à flor da pele, esperando, sensível, … grávida né.
.
Absurdo 2
Naquele hospital a anestesia peridural estava disponível apenas de sexta-feira. Ahahahaha. Pasmem. Hospital Salvaluz. Gente, isso é verdade, eu tenho gravado. Eu já havia sido informada que não teria. Mas queria saber e ouvir novamente da boca dela, e claro juntar provas dos fatos.
.
Para terminar a conversa e quase me dar um ataque de nervos, ela disse, volte daqui 2 dias de mala e cuia. Caso você não tenha sinais e queira mesmo normal, poderemos induzir ou fazer uma cesária. Masssssssss, reforçando o aviso, não poderá passar desses 2 dias.
.
Legal, apesar de tudo, me preparei. Avisei os amigos, coloquei comentários no facebook, fiz uma chapinha para sair bela nas fotos, enfim… estava toda no ânimo. Chegando lá, nervosa né, era o grande dia, fui atendida por um cerdo. Sim, um cerdo açougueiro (rs) que começou o atendimento assim:
.
Absurdo 3
Sou contra parto normal. Oi???? Pera. Seria ele o Dr. Contra parto normal que poderia fazer o meu parto?  Pensei eu. Não. Ele olhou meu último ultrasson, minha carteira de pré-natal e disse com a maior cara de lata. Você ainda tem 1 semana. Pode voltar para casa. Uouuuuuu! Gelei. Bateu um desespero, tipo como assim? No mesmo hospital? Uma médica me diz não pode passar e ele diz volte daqui 1 semana? Como fica uma grávida nessa situação? Desesperei mas não demonstrei, não podia.
.
Minha GO
Tinha saído de férias. Além do que, final de ano e começo ninguém “quer” trabalhar, estam todos viajando. Passei por um médico que me disse, se você quiser cesária não poderei entre os dias 23/12 e 7/01. Ahahahah. Tentei contato por email, telefone, até que a encontrei no consultório (por sorte, ela passa por lá 2x por mês). Num ato de desespero, meus pais e meus tios (Tio Marcos que é médico) foram até ela também pedir sua assistência de maneira remunerada (sim pagamos à parte). Ela deu uma carta de internação para o dia seguinte e ficou estapefada com tamanho absurdo.
.
Moral da história, no dia seguinte volto eu ao hospital, sem contração, sem dilatação e passo para ser induzida. Ah … levei a Lei do parto porque sabia que ia ter problemas, e após uma “discussão” com a enfermeira, entrei com meu marido e passamos à indução. Após 6 horas e nada de nada, eu já estava dizendo … cesáriaaaaa. Foi quando fizeram outro cardiotoco que não estava muito boa. Minha GO chegou e quando eu pisquei já estava no centro cirúrgico. Anestesia num outro piscar de olhos e em poucos minutos escuto o choro do Théo.
.
Loucura né. Como pode sair uma pessoa inteira de dentro de você? É impressionante. Eu fiquei chocada, mais do que emocionada. Fiquei sem reação e depois só pensava que eu tinha ficado congelada naquele momento. Eu tive meu bebê. Um filho. Um ser humano completo! Nesse momento vemos como a natureza é maravilhosa e perfeita. Um milagre.
.
.
.
Me lembro de ter dito à minha GO: “acho que não estou preparada para uma cesária”. Rs… olhem que engraçado né. Quase ninguém está preparada para um parto normal nesse mundo, e eu digo não estou preparada para uma cesária. Ela riu.
 .
Aí você que sonha em ter um parto normal lindo e humanizado congela, esquece, se frustra e desencana. Pergunte o que eu faria se pudesse voltar atrás? Pagaria pelo parto inteiro em uma maternidade como a São Luiz, Santa Joana ou Pró- Matre com pré-natal completo com a mesma GO do parto, na tranquilidade e no conforto. Pergunte como eu quero ter meu segundo filho? Não sei. Nosso país ainda não está alfabetizado para apoiar partos normais com humanidade. Muito menos com a máquina dos planos de saúde atropelando o ser humano.
.
Graças a Deus, e é o que importa, o Théo nasceu perfeito e saudável. Obrigada ele é a alegria da minha vida.
,
.
.
Envie o relato do seu parto para o email: contato@clubedafraldinha.com e participe da Coluna Meu parto / Relato de parto

3 Comments on Meu parto: 41 semanas

  1. Mirele
    08/27/2013 at 13:09 (11 years ago)

    Theo já nasceu lindo né! Minha médica faz muito parto normal, ainda perguntou os motivos que eu não queria, e tentou deixar a cesárea o mais próximo possível da 40ª semana. Mas, cada caso é um caso, no meu parto, achei a equipe médica péssima, fria, como se estivessem numa fábrica de bebê, só faltavam falar: “próximo”…rs!

  2. Mari Visconti
    08/30/2013 at 16:31 (11 years ago)

    É uma triste realidade Mi. Mas olha da próxima, já vou preparando o bolso. Bjos

  3. Mariana Ribeiro
    10/13/2013 at 22:06 (11 years ago)

    Nossa que absurdo! Bem, o importante é que seu bebe chegou bem e com saude. Meu médico faz questão que seja no São Luiz, ele é particular (preferi não arriscar um do convenio), no entanto o parto lá será coberto. Ontem visitei a maternidade e eles super apoiam o parto normal e humanizado, as salas tem cromoterapia e aromaterapia, e o acompanhante poderá estar presente em todos os momentos. Acho que você poderá na proxima escolher o parto normal sim, mas acho que deverá escolher um hospital melhor e um G.O que realmente seja seu companheiro… bjs

Leave a Reply