Violência obstétrica

violência obstétrica

Violência obstétrica – pelo direito do respeito as mulheres. Você sabe o que é violência obstétrica? Sabe como denunciar, e porque está tão em evidência? No texto de hoje, a nossa querida Adriana, doula e educadora perinatal esclarece e leva ao seu conhecimento uma situação muito frequente que deve ser estancada. A violência obstétrica está mais perto do que imaginamos mas seu fim também.

No final de outubro desse ano (2014) a Organização Mundial de Saúde fez uma declaração de como combater nas instituições de saúde, a violência obstétrica, que atinge, atualmente, cerca de 80 % das mulheres que dão ‘a luz. Esse número é um absurdo, e infelizmente não é mérito apenas do Brasil.

Mulheres sofrem abusos e são deixadas de lado, sozinhas e privadas de falar ou ver o companheiro, bem como de tomar água ou comer, enquanto estão em trabalho de parto, na maioria dos hospitais do país.

Outras relatam abusos verbais, broncas, médicos e enfermeiras dizendo barbaridades enquanto a parturiente necessita de ajuda, de força e palavras que lhe confortem.
A falta de preparo das equipes e dos espaços estruturais dos hospitais agravam ainda mais a situação no Brasil, e temos relatos e provas de instituições que estão proibindo o parto fisiológico natural, ou seja, só aceitam partos com hora marcada (uma total inversão de valores da natureza).

Por isso a providência foi tomada! A violência obstétrica agora deve ser denunciada.


São os abusos que as mulheres sofrem durante o trabalho de parto, como dizeres e frases grosseiras, proibição do parceiro de estar presente durante todos esse período que a mulheres está prestes a dar ‘a luz, falta de informações sobre o que está acontecendo com a gestante, mandar ficar quieta, mandar ficar deitada numa posição somente, uso de qualquer medicamento sem a concessão da mulher, exames de toques sem necessidade, bem como a episiotomia, enfim e outras violações dos direitos humanos fundamentais.

O texto da OMS preconiza principalmente o respeito a parturiente e seu companheiro, e faz valer os direitos básicos e prioritários para que uma gestante possa dar ‘a luz em paz, e sendo bem cuidada, com respeito e como um ser pensante.

Médicos, enfermeiras e equipe hospitalar não podem agir sem o consentimento da mulher. A gestante precisa ser avisada de qualquer procedimento, e as informações precisam ser verdadeiras.

Essa declaração feita por uma organização internacional está disponível em cinco idiomas e aguarda que as instituições de saúde e hospitais se adaptem rapidamente a elas para garantir a saúde da mulher e do bebe, bem como o respeito ‘a vida sexual e reprodutiva de todas.

A OMS faz cinco recomendações para as instituições que devem ser seguidas, como:

  1. Maior apoio dos governos e de parceiros do desenvolvimento social para a pesquisa e ação contra o desrespeito e os maus-tratos
  2. Começar, apoiar e manter programas desenhados para melhoras a qualidade dos cuidados de saúde materna, com forte enfoque no cuidado respeitoso como componente essencial da qualidade da assistência
  3. Enfatizar os direitos das mulheres a uma assistência digna e respeitosa durante a gravidez e o parto.
  4. Produzir dados relativos a práticas respeitosas e desrespeitosas na assistência à saúde, com sistemas de responsabilização e apoio significativo aos profissionais
  5. Envolver todos os interessados, inclusive as mulheres, nos esforços para melhorar a qualidade da assistência e eliminar o desrespeito e as práticas abusivas
    Segue aqui a declaração na íntegra (clique)

 

Adriana Vieira

18 Comments on Violência obstétrica

  1. Cléo Moretti
    10/30/2014 at 09:08 (9 years ago)

    Já li alguns textos sobre o assunto, mas confesso que o tema me incomoda, prefiro nem ler pra não ficar assustada.
    Felizmente tive excelentes profissionais ao meu redor.

  2. Jamilly Lima
    10/30/2014 at 12:40 (9 years ago)

    Graças a Deus meu parto foi feito por uma equipe médica maravilhosa, mais infelizmente já vi vários casos de descaso e violência obstetrica. Essa postagem é de utilidade pública, todas precisam sabem que podem e devem denunciar!

    beijos

    http://www.maeparasempre.com

  3. Surpresas da Vida
    10/30/2014 at 16:59 (9 years ago)

    Concordo com a Jamilly. Texto importantíssimo e todos devem ler e denunciar se passaram ou souberem de alguém que passou por isso!!!
    Parabéns

  4. Daiane
    10/30/2014 at 15:16 (9 years ago)

    Nossa que poste bacana. Quando eu estava em trabalho de parto fiquei com muito medo de ficar chorando , ou falando da dor e eles brigarem e e começar a ignorar, mas graças a Deus fio tudo tranquilo.

  5. Gisele Cirolini
    10/30/2014 at 17:26 (9 years ago)

    Achei o texto ótimo. Eu não tive problemas no meu parto, marido presente, equipe ótima, hospital ótimo, vou fazer com a mesma médica o acompanhamento da gravidez e o parto, assim que engravidar do próximo daqui a algum tempo.

    Bjs

  6. Nanda
    10/30/2014 at 17:14 (9 years ago)

    passei por isso e infelizmente
    é isso mesmo quando mais precisamos de ajuda
    só ouvimos besteira
    hoje com todo o conhecimento que adquirir
    faria um parto em casa natural

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

  7. Cibele Lima
    10/31/2014 at 00:19 (9 years ago)

    Nossa! isso me revolta! ver tantas mães sofrerem,morrerem ou perderem seus filhos na hora do parto ou antes! indignação define! adorei o post bjo

  8. adriana
    10/30/2014 at 23:02 (9 years ago)

    que tema importante, isso é muito grave e tem que ser denunciado caso aconteça com alguém.
    fico até com medo de pegar um médico assim, aff… torço para nenhuma mulheres passar por isso.

    http://www.beabadabeleza.com.br

  9. Leteia Bispo
    10/31/2014 at 00:52 (9 years ago)

    Que pena. Nem todas sabem disso
    seria bom se eles publicasse isso em jornais. Redes sociais etc…
    Bjus
    Segredosdaluma.blogspot.com.br

  10. Cristiane
    10/31/2014 at 11:56 (9 years ago)

    Eu não tinha ideia desse assunto até conhecer uma querida amiga Doula que me explicou e postava no blog quinzenalmente.
    Precisamos sim divulgar e falar sobre esse assunto, pois tem muitas q não conhecem, bjs

  11. Amanda Coimbra
    10/31/2014 at 18:37 (9 years ago)

    Nossa, realmente é um assunto muito serio, não sabia que era tao grave. Devemos alertar a todas.
    bjos

  12. Andreia Sales
    10/31/2014 at 21:24 (9 years ago)

    É uma tristeza em nosso país ainda acontecer tamanha brutalidade as nossas gestantes.
    Devemos denunciar qualquer tipo de violência nos hospitais pois só assim poderemos inibir os abusos que acontecem.
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com

Leave a Reply