Berçário: como escolher?

Berçário

Berçário como escolher? Só de ouvir o nome já dá aquele frio na barriga, uma dor no peito e um nó na garganta, mas quando não existe outra opção o melhor mesmo é encarar e tentar buscar o máximo de informação para escolher o melhor berçario de acordo com as suas necessidades e possibilidades. O problema é que são tantas opções que ficamos sem saber como escolher o berçário, o que analisar, observar e perguntar. Por isso resolvi trazer todas as respostas e fui ao Colégio do Carmo, aqui em Santos perguntar, como escolher o berçário? para quem mais entende deles, a coordenadora do berçário e com a diretora da escola.

Para quem não entende a separação por faixa etária clara, eu começo explicando que berçário se ocupa dos bebês de 3 meses (aproximadamente) até 2 anos e lá podem ficar meio período que normalmente é das 7:00 às 13:00 e das 13:00 às 19:00, ou período integral, de acordo com as necessidades dos pais. Vejam os tópicos mais relevantes que devem ser observados na escola/berçário/creche, mas antes de mais nada não fique tímida e pergunte tudo o que precisar. Se não entender pergunte de novo. Visite, visite novamente e se precisar volte a visitar.

HIGIENE – Observe o local de troca de fraldas e banho, visite a cozinha, o refeitório. Confira se há produto para higienizar as mãos ao alcance das funcionárias, luvas e toucas para aquelas que trabalham na cozinha, pergunte sobre a higienização dos brinquedos afinal, existe muito contato. No berçário do Colégio do Carmo, segundo a coordenadora Damylis, cada professora e auxiliar devem chegar antes e fazer a limpeza dos brinquedos antes do início do turno diariamente. Não esqueça de conferir como é feita a escovação dos dentes e armazenamento do leite materno quando a mãe decide fazer a coleta e levar ao berçário.

SEGURANÇA – Hoje o que há de mais moderno quando se fala em equipamento de segurança são as câmeras que permitem que as mães monitorem seus babies pelo celular, se você ainda assim, não achar suficiente pergunte sobre segurança na porta que reconheça os pais (depende da escola pois geralmente ou o funcionário tem anos de experiência ou a escola é pequena), pergunte sobre quantidade de professoras e auxiliares por turma, sobre portas de segurança, acessos restritos, travas de gavetas, como funciona a entrega de bebês para outro membro da família e lembre-se que escadas e piscinas não combinam com bebês, mesmo que sejam bem monitoradas.

ALIMENTAÇÃO – Quem cuida bem da alimentação em casa se preocupa muito na sequência que será dada a esse processo no berçário. No Colégio do Carmo, assim como a maioria das escolas infantis o cardápio é elaborado por uma nutricionista e a comida é feita sem sal. Mães que estão amamentando seus bebês podem ir até o local ou levar o leite armazenado para que seja oferecido ao bebê. Pergunte sobre a política de levar comida de casa, escolas que oferecem lanche não permitem a entrada de outros alimentos. Um diferencial que encontrei no Colégio do Carmo foi o acesso à nutricionista que se coloca à disposição para esclarecimentos e particuliaridades, além das atividades nutricionais onde os bebês estão em contato com os alimentos.

berçario como escolher

 

PLANEJAMENTO DE AULA – Uma das razões de colocarmos os bebês na escolinha é poder oferecer mais atividades e ampliar as possibilidades de conhecimento. Para que isso seja alcançado, a escola deve fazer um planejamento de aula que pode incluir artes, música, educação física, etc… Algumas atividades são consideradas extras e outras como atividades pedagógicas. Informe-se sobre isso, afinal queremos saber o que eles fazem por lá.

ADAPTAÇÃO – Esse tempo de adaptação é importante para ambos, mãe e bebê. Alguns horários serão adaptados mas a rotina sempre será mantida. Assim como em casa, na escola tem hora para tudo. Converse sobre isso. É muito importante encontrar uma escola que tenha flexibilidade, ofereça interação e contato entre professores e pais para tirar dúvidas e conversar, deixando a mãe mais tranquila e o filho mais adaptado ao novo ambiente. Outro diferencial do Colégio do Carmo é que os pais podem pegar os bebês na porta da sala e aproveitar para trocar figurinhas com a professora, apesar de que todas as informações como quanto tempo dormiu ou quantos cocos fez, ficam registrados numa agenda do bebê.

 

Algumas fotos do berçário do Colégio do Carmoberçario como escolher

  berçario como escolher

berçario como escolher

Nosso agradecimento especial à Damylis Vasques e Renata Smolka e Gaia

 LogoCarmobaixo11Rua Dr. Egydio Martins, 181, Ponta da Praia
Santos-SP – CEP: 11030-902 • Telefone: (13) 3269-5757


20 Comments on Berçário: como escolher?

  1. Cléo Moretti
    11/03/2014 at 09:22 (9 years ago)

    Na escola onde trabalho o berçário é nosso carro chefe.
    Lindo esse que você mostrou.
    Adorei.

  2. Dulcinéia Do Alex Alex da Dulcinéia
    11/03/2014 at 11:27 (9 years ago)

    Realmente! Também ficamos preocupadas em sempre escolher pelo melhor para as nossas filhas.
    Estamos amando o colégio em que elas estão. Foi o rpimeiro ano delas nessa escola. Pois, a nossa filha mais velha veio de outra escola e a adaptação da nossa filha de 4 anos, que começou no Jardim I com 3 anos no início desse ano, foi bem tranquila apesar de ela ter sentido bastante minha falta nos primeiros dias de aula. Ela se saiu super bem e está amando a escola.
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

  3. Jamilly Lima
    11/03/2014 at 12:35 (9 years ago)

    Dicas preciosas não só para o berçario, mas para toda vida escolar.
    Eu além de ter feito a visita quando matriculei, ainda visito constantemente.

    beijos

  4. Thais
    11/03/2014 at 13:09 (9 years ago)

    Muito legais as dicas para escolha de berçários. Acho que pode se estender aos colégios também. Estou a procura do colégio pro Pedro e muitas dessas questões foram observadas. É muito importante escolhermos bem o local onde nossos filhos passarão boa parte dos seus dias.
    Beijocas, Thaís do Aprendendo a ser uma Mãe

  5. Verônica Pataro
    11/03/2014 at 14:33 (9 years ago)

    Não sei se teria coragem ainda de colocar minha filha ão pequenininha num berçaria, acho que é uma fase que ela precisa muito de mim, mas entendo que tem muitas mães que precisam, pois tem que trabalhar…
    Abraços

    http://www.pipocasemaquarela.com

  6. Gisele Cirolini
    11/03/2014 at 16:49 (9 years ago)

    Graças a Deus eu ainda não preciso me preocupar com isso… Quero colocar minha baby na escola quando ela tiver 4 anos, então um tempo ainda para não me preocupar com isso.

    Bjs

  7. Surpresas da Vida
    11/03/2014 at 18:28 (9 years ago)

    É importantíssimo observar essas questões que você citou. Minhas filhas estudam na mesma escola há 5 anos e a pequena foi pra lá também. As três já estudaram com a mesma professora no mini-maternal!!1
    Adorei as dicas
    BJKS

  8. Juliana
    11/03/2014 at 16:44 (9 years ago)

    Escolher nem sempre é fácil, mesmo porque o importante é o carinho e desenvoltura que a criança tem durante os dias, aliado a um bom ambiente, higiene, espaço, horários que se encaixem com a rotina dos pais, etc…
    Boa sorte na escolha e o colégio Carmo parece excelente.
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

  9. Melissam
    11/03/2014 at 17:38 (9 years ago)

    Ótimas observações!! A escolha do berçário é o primeiro passo para a vida escolar da criança…além de todas essas situações considero que o melhor é a escolha feita pelo coração.Sabe aquele lugar que vc sentiu confiança?

  10. Leila Nassif
    11/03/2014 at 18:22 (9 years ago)

    Temos que tomar todos os cuidados, pois se trata do local que nossos filhos vão ficar boa parte do dia
    Bjs

  11. Gerivania Ferreira
    11/03/2014 at 23:56 (9 years ago)

    Valeu pelas dicas, nossa nessas imagens ele lugar parece ser tudo de bom , da pra deixar tranquilamente os pimpolhos.

    Beijos
    Geri Ferreira
    ww.encantodemeninablog.com

  12. Shairane Mello
    11/03/2014 at 22:09 (9 years ago)

    Lembro que quando fui escolher uma escola para o Rafa pela primeira vez, eu vi o berçario e comecei a chorar pensando se saberiam fazer ele dormir qndo fosse a hora da soneca, É essencial ter cuidados na hora de escolher o lugar onde nossos filhos ficaram
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com

  13. Leteia Bispo
    11/03/2014 at 22:22 (9 years ago)

    Que momento de tristeza esse
    Mesmo sabendo que nos ajuda
    ficamos pensando o dia todo como estar nosso pequeno quando deixamos nesses lugares
    Bjus
    Segredosdaluma.blogspot.com.br

  14. Prosa Amiga
    11/04/2014 at 00:57 (9 years ago)

    Muito boas dicas, ajuda bastante porque nesse momento da escolha do berçário é sempre difícil para os pais.
    Achei uma graça as mesas com banquinhos para os pimpolhos sentarem.
    Bjinhos.
    http://www.prosaamiga.com.br

  15. Andreia Sales
    11/04/2014 at 09:35 (9 years ago)

    Muito legal essas dicas são super valiosas.
    Por aqui visitamos várias escolinhas pra saber qual a melhor se encaixava no que a gente procurava.
    Bjks da Mãe Vaidosa

  16. Anonymous
    11/04/2014 at 13:19 (9 years ago)

    Com certeza observar e buscar a melhor aos nossos olhos é importante.
    Adorei a estrutura da escola. Bjs
    Vivi e Isaac

  17. mae sem frescura
    11/04/2014 at 21:47 (9 years ago)

    Olá, Mari.

    Amei o texto, porque é importante avaliar todos os detalhes.
    O meu pequeno foi para escola com 5 meses, deu um aperto, entretanto era necessário e avaliei cada detalhe para fazer a escolha certa.

Leave a Reply