Quando nasce o amor pelo bebê?

Durante os primeiros meses de vida do Théo além estar completamente perdida em meio às sensibilidades advindas com a nova missão de ser mãe, comecei a me questionar porque não estava sentindo aquele amor materno avassalador do qual havia escutado falar tanto.

Muitas amigas já morriam de amor por seus bebês desde a gravidez, e comigo não foi bem assim. Curti muito estar grávida, adorava ver minha barriga mexer, saber que havia uma vida lá dentro, tinha muita curiosidade em saber como ele seria, mas, longe de amar como hoje eu amo meu filho.

Pensei que até era um pouco exagero de outras mães quando mencionavam “amor maior do mundo” ainda grávidas e que eu encontraria o verdadeiro amor de mãe ao ver a carinha daquele anjo, no momento do parto, que para a maioria das mulheres é um momento maravilhoso. Realmente foi, maravilhoso ver meu filho nascendo e saindo um bebê todo prontinho de dentro da minha barriga, mas…. e aquele amor??? Hum… nada.

Ok, pensei mais uma vez que era uma questão de tê-lo em meus braços e conviver com aquela criatura cheia de luz, indefesa e toda minha. Correto! No entanto esse amor, que sinto hoje, demorou ainda algumas semanas para chegar.

Se isso está acontecendo com você ou aconteceu, não se aflija!

A ciência explica e se esse dado te tranquiliza, acontece com 30% das mulheres.

Tudo isso está ligado à circulação do hormônio Oxitocina, que é produzido pelo cérebro e confere à mãe a capacidade de alimentar a conexão com o bebê.

Também conhecido como hormônio do amor, a oxitocina exerce na grávida, a função de amenizar a ansiedade e potencializa a vontade de conhecer o bebê. À medida que o parto se aproxima o corpo da mulher se inunda desse hormônio, OU NÃO.

Olhem que curioso: uma das funções desse hormônio é provocar contrações, fazer com que a mãe esqueça as dores e cansaço e facilitar a descida do leite. Uai! Eu não tive contração e meu leite demorou quase 7 dias para descer.

Não haverá um momento específico, como um “click do amor”, mas quando você e seu bebê começarem a se entender melhor e as inseguranças e o cansaço deixarem você respirar melhor, ele chega, fortalecendo o vínculo materno que crescerá dia após dia.

Logo, eu me vi assim: enlouquecida feito onça ao redor de meu bebê, envolvendo-o em meus braços e adorando-o como se não houvesse dia ou noite, certo ou errado, numa mistura extasiante de alegria, paixão e sintonia. O amor enfim tinha chegado.

Hoje minha vida é ele. Não posso me imaginar vivendo sem esse ser que ilumina meus dias. Não me sinto menos mãe por não ter sentido esse amor antes e você não deve se sentir também, pelo contrário, fomos construindo nossos laços e aprendendo um com o outro. Posso dizer, sim, que ele me ensinou a ser capaz de amá-lo assim.

image

Ame muito seu filho. Amor nunca é demais.

 

20 Comments on Quando nasce o amor pelo bebê?

  1. Cibele Lima
    09/24/2014 at 23:41 (10 years ago)

    lindo post! bjo

  2. Adriana
    09/24/2014 at 21:41 (10 years ago)

    Que interessante, não sabia deste hormônio. Eu já amava, mas o amor foi crescendo a cada dia.
    Beijos
    Adri

  3. Toninha Borges
    09/25/2014 at 11:03 (10 years ago)

    O amor pela minha filha foi desde a concepção.
    Já do meu filho só veio a partir dos 6 meses de gravidez.
    Bju

  4. Ramonnielly Morais
    09/25/2014 at 12:25 (10 years ago)

    Esse post serve de ajuda para muitas mães, conheci alguma que passaram por isso e se achavam um monstro, mas vemos que não é tão incomum! 🙂

  5. Leidiane Souza
    09/25/2014 at 12:57 (10 years ago)

    Confesso que demorei a sentir esse amor também, durante a gravidez eu não acreditava que estava grávida rs! Não conseguia sentir aquela emoção toda, mas no momento que peguei minha filha no colo foi amor a primeira vista!
    Beijos

  6. Cris
    09/25/2014 at 13:51 (10 years ago)

    Amiga, super importante apontar sobre isso, vejo com muitas pessoas que acontece e nem todas conseguem entender.
    Comigo foi de imediato ao positivo, sonhava e tudo… mas não é sempre que é assim precisamos saber lidar com quem foi diferente… bjss

  7. Ludmyla
    09/25/2014 at 21:02 (10 years ago)

    Aqui desde o primeiro teste já comecei a amar meu filho incondicionalmente, realizei o meu maior sonho.. Mais sei que é comum em muitos casos a pessoa num sentir isso..

    Beijos

  8. Jamilly Lima
    09/26/2014 at 21:33 (10 years ago)

    Eu amei desde sempre, mas já li muito sobre isso.
    beijos

  9. Flavia Miranda
    09/30/2014 at 18:33 (10 years ago)

    Eu amava desde a barriga rss… Mas sei que muitas mulheres passam pelo mesmo que vc passou… Mas logo tudo se ajeita…

  10. Deise
    06/08/2015 at 17:01 (9 years ago)

    Ler seu texto me deixou bastante aliviada.
    Estou no sexto mês de gestação e nada desse amor materno chegar em mim, muitas vezes me sinto estranha e algumas pessoas me chamam de pedra de gelo. Gosto da idéia da maternidade, me vejo cuidando do meu filho. Mas não sinto ainda esse amor incondicional. Que bom saber que não fui a única e certamente não sereia a última a viver essa situação e melhor ainda saber que o amor virá no momento certo e na hora exata!!! Obrigada mais uma vez pelo seu texto tão rico.

Leave a Reply