Quando começa a higiene bucal do bebê?

wpid-Photo-11-juin-2014-0022.jpg

Os hábitos de higiene bucal são de fundamental importância para a prevenção da doença cárie e da doença periodontal.

.A associação Brasileira de Odontopediatria reconhece que a atenção precoce se inicia por meio da prática de higiene realizada pelos pais e as consultas odontológicas periódicas por um odontopediatra.

.Por meio dessas ações educativas e preventivas, promove-se uma conscientização sobre a importância da higiene precoce e os benefícios que isso proporciona à saúde bucal e geral das crianças.

.Recomenda-se que:

.1- A gestante faça uma consulta pré natal para obter mais informações como proceder com a higiene bucal do seu bebê.

.2- A atenção à higiene deve-se iniciar ainda nos primeiros 6 meses de vida:
Limpar a gengiva do bebê após cada mamada com gaze ou fralda de boca umedecida em água.

20140625-153345.jpg

.

3- A partir dos 6 meses irrompem os primeiros dentinhos e é nessa fase que começamos a introduzir a escova de dente e a pasta sem flúor ( para condicionar a criança a escovar os dentes todos os dias após as refeições e mamadas). Esse momento os pais devem levar seus filhos ao odontopediatra para uma avaliação clínica e orientações específicas sobre a escovação.

.4- Os pais serão orientados sobre o uso da pasta com flúor em seus filhos. Por volta de 1 ano de idade, a criança apresenta 8 dentes erupcionados e pode-se fazer o uso da pasta fluoretada (1.100ppm de flúor) 1 X ao dia alternando com a pasta sem flúor (2X ao dia).

.5- Por volta de 2 anos, recomenda-se usar a pasta com flúor (1.100ppm) 2X ao dia alternando com a pasta sem flúor (1 X ao dia).

.6- A criança com aproximadamente 3 anos e meio aprende a cuspir, podendo higienizar com a pasta fluoretada em todas as escovações.

.

.

 

20140625-153644.jpg

Autora: Dra. Luciana Westin
Mãe de 2 filhos pequenos, Rafael e André, A Dra. Luciana compreende o universo materno como nós. Mãe mil e uma utilidades conscilia o trabalho em tempo integral, a casa e a família , e ainda arranja tempo para fazer ginástica.

.Morou 3 anos nos Estados Unidos, fala inglês fluentemente e oferece tratamento com tradução.

.Formada em Odontologia pela Universiade Paulista- UNIP, Especialista em Odontopediatria pela USP, Especialista em Ortodontia pela APCD

.Consultório: Rua João Álvares Soares 1578, Campo Belo Fone/fax: 11- 5096-3182

 

3 Comments on Quando começa a higiene bucal do bebê?

  1. JoJo
    06/26/2014 at 08:32 (10 years ago)

    Oi, bom dia! Boas dicas 🙂 Fique atenta aos erros ortográficos. Eles diminuem a credibilidade do autor, na minha opinião.

Leave a Reply