O obstetra : Como encontrar o seu

O médico obstetra, também conhecido como G.O. vai ser seu porto seguro durante os meses que precedem o parto e durante o acompanhamento pós-parto. Por esse motivo você precisa encontrar uma pessoa que atenda as suas necessidades como mãe, principalmente se você é mãe de primeira viagem.
Você nunca ligou muito para médico, nunca conseguiu ter um atendimento continuado com seu ginecologista, pois comece agora e reflita sobre a importância desse profissional.
 
Vamos “começar pelo começo”, examinando da seguinte forma:
  1. Você vai precisar procurar um obstetra que atenda seu convênio se não fizer particular ou pelo SUS.
  2. Agende vários médicos se seu convenio autorizar, peça indicações às suas amigas e analise cada um deles antes de decidir
  3. Pergunte se ele faz partos na Maternidade que você escolheu. O ideal é que o mesmo obstetra que acompanhou seu pré-natal realize seu parto. Em caso negativo, e se você gostou da consulta, pergunte se existe a possibilidade e qual seria o valor da assistência no seu parto. Ok,ok eu também acho um absurdo, mas vamos deixar esse assunto para o tema Convênio.
  4. Selecione pela proximidade da sua casa, você não vai querer cruzar a cidade toda esburacada com 8 meses de gravidez, eu te asseguro.
  5. Pergunte qual é a posição dele com relação ao parto normal caso você tenha esse interesse. Infelizmente tem médico que diz: “não faço parto normal” eu mesma passei por um na Rua Monte Alegre – SP que me disse isso com a maior cara de pau. Fuja deles e se quiser denuncie.
  6. Observe a disponibilidade do médico, caso você tenha decidido fazer uma cesária. Escutei do mesmo medico anterior (particular): “a partir do dia 23 de dezembro até o dia 3 de janeiro não opero, estarei fora, você deve marcar para depois dessa data”. Oi? Continue fugindo.
  7. Você deve se sentir `a vontade com o médico. Pense que vai fazer exame de toque toda vez que passar em consulta. Médico não é parente, mas gostamos de ser bem tratadas e que haja um bom ambiente no consultório. Nada de ficar tricotando, mas um pouco de interesse vai bem.
  8. Leve alguém com você. Grávidas são muito indecisas e confusas e alguns momentos, uma segunda opinião vai bem.
  9. Não esqueça de pedir o número do celular do seu obstetra. Você vai precisar! Repito você vai precisar! Nem que seja para perguntar se pode comer comida japonesa, será mais que necessário. Já aviso que médico de convênio, dependendo do convênio não tem o costume de dar o telefone. Insista com delicadeza, se ele não der mesmo assim, siga procurando.
  10. Verifique há quanto tempo ele atende seu convenio para não correr o risco de um repentino descredenciamento. 
Depois de tudo isso, minha amiga, posso dizer que você pode ficar tranquila.
Bom parto!

 


Leave a Reply