Alimentação durante a gestação

Sou suspeita para falar de alimentação porque sempre comi muito bem, em qualidade e quantidade. Mas é importante conhecer os alimentos que devem estar presentes nas suas refeições durante a gravidez.
.
Para começo de conversa, comer bem não é encher a pança e essa frase tão falada por todos ” você agora come por 2″ é FALSA !
.
Você não deve comer 2 x mais quantidade e sim 2 x mais qualidade. Qualidade significa variedade de verduras, legumes, frutas, proteínas, carboidratos, cereais e poucas porções de doces e frituras. Simples assim.
.
Minha nossa ! Você que não está acostumada à isso deve estar achando o fim do mundo e praticamente impossível. Mas antes de desistir pense que tudo o que você come é transmitido ao seu bebê. Queremos um bebê 100% saudável não?
.
.
.
.
.
.
.
Veja a pirâmide de alimentos e reestruture suas refeições. Coma a cada 3 horas. Gestantes não devem ficar sem comer durante muito tempo por dois motivos. Primeiro porque o estômago vazio secreta um ácido, o que aumenta o enjoo. E segundo, porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia, o que pode prejudicar o bebê.
.
Se você não come carne busque uma maneira de suprir a necessidade de ferro e para ajudar na absorção consuma juntamente com vitamina C (laranja, acerola, kiwi, limão, abacaxi e tangerina).
.
Beba muita água, muita mesmo! Comece devagar se você não temo hábito e tente chegar a  beber diariamente 1,5L / 2L por dia.  Para facilitar te aconselho a ter em mãos uma garrafinha d’água, assim você não esquece e não fica com preguiça.
O uso de adoçante por grávidas diabéticas está permitido com moderação.
.
Desde que o adoçante seja à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados assim, seguros ao bebê. O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados, pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.
.
Evite durante a gestação: refrigeirante, café (300 mg/ dia), bebidas alcoólicas, carne vermelha, branca e embutisos crus ou mal passados, leite não pasteurizado e queijos pastosos (brie, Camembert, feta, Roquefort). Cuidado com peixe ou mariscos crus e lave bem as verduras.
.
Lembrem-se de associar uma boa alimentação à pratica de exercícios.
.
Agora gente, deu vontade de atacar um bolo de cenoura com calda de chocolate? Ataque um pedaço ! Não o bolo inteiro. Fracione. Lembre- se dessa palavra.Os 3 primeiros meses são críticos, parece que nosso estômago nunca esteve tão comunicativo, gritando “comida! comida!”. Ao mesmo tempo eles são decisivos. Se você começar mal vai terminar pior, porque depois do primeiro trimestre, a prova e fogo são os 2 últimos meses e você já estará lenta, “pesada” e um pouco mais descontrolada.
.
Imaginem… mães que terminam a gestação em dezembro, como eu, se deparam com a pior das tentações do mundo gastronômico… as festas de final de ano. Tem o Natal da empresa, o da sogra, o do prédio, o do clube, o oficial, a Ceia de Ano Novo e tudo o que sobra e que a gente continua comendo nos próximos.
.
Coragem para vencer as tentações, mas também permita-se esses prazeres, porque a comida nunca foi tão saborosa em outros momentos não é mesmo?

 


Leave a Reply