13 dicas para organizar uma festa infantil

Oi Mamis!! Como sabem estive na correria da organização da festa do Théo, então nada mais oportuno do que escrever essa matéria para dar dicas fresquinhas de como organizar uma festa infantil.

Esse ano resolvemos fazer no salão do prédio, o que é muito mais trabalhoso, porém mais econômico. Vou dar o passo a passo completo e você decide de acordo com o orçamento disponível se vai contratar alguma empresa para cada serviço, ou se vai fazer você mesma ou contar com a ajuda de uma amiga ou familiares.

Tenho frequentado muitas festas onde a família toda se envolve e ajuda a servir os convidados, por exemplo. Acho super válido explorar todas as hipóteses para economizar o máximo possível.

1- Faça a lista de convidados

como-montar-lista-de-convidados-de-casamento1

Não dá para começar por outro ponto. Se você deixar a lista para depois não vai conseguir calcular comidas e bebidas. Então encare esse pepino e faça a lista, adultos separados de crianças ok?!

Dica: quando ficar em dúvida se convida ou não determinada pessoa, faça perguntas à si mesma como: essa pessoa é da família, pergunta pelo seu filho, já foi visitar, será um drama não convidar? Não tenha medo de convidar apenas as mamães (sem papais) caso você não os conheça. Não está fácil para ninguém fazer festa.

2- Defina o formato da festa

Escolha o horário da festa, o local e não se esqueça de pensar na probabilidade de chuva. Lembre-se que crianças pequenas fazem soneca à tarde e que se fizer a festa em horário de almoço ou jantar vai ter que fazer um menu especial. Agora olhe a lista e decida o que vai oferecer na festa.

  • Bebidas
  • Comidas
  • Doces
  • Bolo
  • Decoração
  • Papelaria
  • Convites e lembrancinhas
  • Entretenimento
  • Serviço
  • Foto
  • Vídeo
3- Bebidas

Decida o que vai servir. Não é obrigatório servir cerveja, veja qual é o seu perfil. Nós optamos por servir refrigerante, água, suco porque nem meu filho toma refrigerante, e cerveja. Para o suco vamos usar 2 suqueiras. Não esqueça um isopor ou cooler e gelo.

Dica: Com a lista na mão faça uma conta por cima de quantas pessoas tomam cerveja e calcule 4 por pessoa. Uma mulher não toma 4, mas um homem toma mais. Desse modo equilibra. Num dia de calor, uma pessoa pode tomar 5 copos de líquido (200 ml cada), daí faça o cálculo das bebidas sem álcool.

4- Comidas

Ano passado fizemos comidas saudáveis, leves e lights (clique aqui para ver). Foi sensacional, mas deu muito trabalho. Esse ano Théo faz 3 e já dei uma relaxada, além de ser mais prático. Escolhemos salgados, que serão fritos na hora. Para não `fritar`os convidados com o calor a Help Fest (empresa de Santos contratada) sugeriu (mto boa idéia) de fritar na área da churrasqueira. Sensacional! Salgados frescos e todo mundo cheiroso. Pense nisso se for fritar no salão. Aqui em Santos todo mundo frita na hora.

Dica: Calcule 7 salgados por pessoa adulta. Não esqueça de pedir que as pessoas confirmem presença para não faltar nada.

5- Doces

image

Se você não está montando uma mesa totalmente temática pode ir direto nos doces tradicionais (brigadeiro, beijinho e bicho de pé). Caso queira que os doces estejam no tema também encomende: cup cake (mini ou normal somente para as crianças), pirulitos de chocolate, doces tradicionais e doces personalizados como mini trufas. Se quiser uma boa indicação, eu encomendei com o Ateliê Coisinhas de Mãe.

6- Bolo

Já ouviu falar em bolo cenográfico? É um bolo de mentira lindo, super bem feito que fica no lugar do bolo, compondo a decoração na mesa. Optamos por esse tipo de bolo. Nesse caso, o bolo para comer se chama bolo de corte e é um bolo simples que será apenas servido. Não cortamos o bolo na mesa do bolo. Faço questão que conheçam esses bolos lindos que eu achei da Alugando o bolo.

7- Decoração

Ano passado enlouqueci, fabriquei 5 pranchas de surf, fui comprar madeira, mandei cortar, encapei, fiz ambientação no salão, vários espaços no tema… Esse ano deixei tudo na mão da Flávia da Petit Frufru. Acho que vale muito a pena. Ano passado cheguei atrasada na festa e não conseguimos tirar foto na mesa pronta.

Dica: você pode alugar as peças, caso não queira contratar uma pessoa para fazer tudo. Todos os ítens estão à disposição, bandejas, bonecos, complementos, etc…

8- Papelaria

organizar festa

A parte de papelaria inclui todos os personalizados em papel: forminhas, toppers, letras 3 D, bandeirolas e etiquetas. No meu caso eu só etiquetei as águas, acho realmente desnecessário aquele monte de tubetes, caixinhas disso ou daquilo, mas virou mania e toda festa tem.

Dica: Se a lembrancinha for livrinho para colorir vale a pena cotar no mesmo lugar desses personalizados para conseguir um descontinho. A papelaria que eu escolhi para isso é da Mon Cherie Parti.

9- Convites e lembrancinhas

Sou do tipo antiga com relação aos convites e adoro convite em papel. Fiz virtual sim! (eu mesma no Photoshop), mas não abro mão de entregar e ter mais uma recordação do aniversário. Encontrei uma empresa tão fofa que aproveitei e encomendei umas caixinhas temáticas para colocar algumas guloseimas e dar também de lembrancinha (me animei, eu sei!), o nome da empresa é Nina Bisous.

10- Entretenimento

O pula-pula era para mim tão importante quanto o bolo (hahaha), então comecei a busca por ele, em seguida pesquisei os personagens e aqui em Santos a indicação é sem dúvidas da Karrossel Entretenimento . Logo, me indicaram a cabine de fotos (MS Cabine Fotográfica), poneys mecânicos (Poney Kids) e o serviço de bar brigadeiro (Ollem Brigaderia) que eu vou pesquisar e logo falo para vocês.

11- Serviço

Como eu mencionei, se sua família ajuda e coloca a mão na massa, pule esse item. Caso contrário, bate aqui e vamos orçar. Se voce é de Santos, não perca tempo, a Help Fest esteve servindo na festa do Théo e esse ano vou repetir. Sensacionais e muito gentis.

12- Fotografia

Meu filho não para quieto, dificilmente posa para foto e encontrar alguém que pegasse os movimentos não foi fácil. Já tínhamos contratado a Débora Takahashi ano passado e repetir foi uma das dicas de fotografia que peguei num site. Quando a criança já conhece a fotógrafa facilita muito. Outro requisito era a descrição e educação. Acho muito chato e desagradável fotógrafo que vai empurrando, pegando nas pessoas ou gritando `junta!`, `junta!`.

13- Vídeo

Ufa ! Tá aí o único serviço que vamos fazer nós mesmos porque conseguimos. Filmar. Vou contar com meu marido para fazermos algumas imagens ao longo da festa e ainda gravaremos no início onde eu contarei para vocês como foi a escolha dos itens na prática. Esse vídeo vai pro youtube, e editar também conseguimos, para não ficar um vídeo da festa de 4 horas que ninguém aguenta assistir né!

Bom mamis… foi um post um pouco longo mas muito completo. Seguindo o passo a passo, ou pulando você vai ter uma festa linda e prática. Organizar festa em casa consome muito a gente, então o segredo é ter tudo previsto e esquematizado. Beijocas.

5 Comments on 13 dicas para organizar uma festa infantil

  1. Roberta
    02/19/2016 at 14:41 (3 anos ago)

    Mari, como funciona o suco que vai nas suqueiras? Ele é líquido ou em pó? E as suqueiras você alugou? Muito obrigada! Beijos
    Amei o post

    Responder
    • Mari Visconti
      05/11/2016 at 14:09 (3 anos ago)

      Oi Roberta, o suco eu fiz de garrafa, mas ano passado fiz natural. Nao faço suco de pózinho mais ..li a respeito e abri mão. As suqueiras eu comprei e são muito úteis sempre. Bjsss

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *