Mala da maternidade, o que levar?

.
Eis a questão minha cara. Você já deve estar loucaaaaa para fazer a mala. Pois faça. É delicioso demais e te aproxima mais ainda do grande dia. Vou colocar aqui para você uma lista pronta, dessas que há inúmeras na internet, só para você fazer um check list porque todas dizem o mesmo. O importante desse post são os detalhes de como organizar e explicações dos ítens que são essenciais. Mala da maternidade, o que levar?
.
Quando deixar a mala pronta? – Seguindo a ordem da natureza, a partir da semana 37 seu bebê já pode nascer.Então não fique desprevenida. A não ser que você tenha agendado a cesária, só Deus sabe a hora que vai chegar, mesmo que você queira que chegue no dia do aniversário do seu pai, ou com 40 semanas de parto normal. Ainda assim seu bebê pode querer se “pirulitar” antes, assim que, previna-se. A mala do Théo ficou 4 semanas à espera, já que ele nasceu de 41. Imaginem a ansiedade!
.
Como organizar a mala do baby ? – Eu fiz errado, separei em saquinhos mas não por dias e sim por tipo de coisas, chegando na maternidade tive que reorganizar (que mico!). Pois aqui vai a orientação, lembrando que as roupas devem estar lavadas. (Veja o post Lavando as roupas do bebê)
.
– Faça conjuntos organizados por dia. (Lembre-se que você poderá usar mais de 1 kit por dia, a fralda pode vazar ou ele pode devolver leite).
.
Coloque cada kit em um saquinho (pode ser de pano, vasado, rendado, de plástico, bordado, como você quiser). Veja:
.
.
.
.

Cada saquinho deve conter: 

   1 body manga longa ou pagão
   1 mijão
   1 par de meias
   1 macaquinho (plush ou algodão)
   1 fraldinha de boca
.
Saída da maternidade – Escolha o conjunto mais lindo. Sei que você já deve ter comprado “A saída da maternidade” que faz conjunto com a manta. Acrescente se for inverno luvas e gorrinho. E não esqueça do lacinho, caso seja menina. Veja o exemplo:
.
.
Produtos de higiene – Coloque em outro saquinho. Escova, pomada, cotonetes e umpacote de lencinhos umedecidos (recém nascido)
.
Não esqueça – Toalha, manta de algodão e lã. Casaquinho de lã. Sempre tem ar condicionado, mesmo no verão, dentro da maternidade faz fresquinho.
.
Fraldinhas de pano – são muito úteis, além da de boca. Você coloca no seu corpo para pegar o bebê e quando outra pessoa for pegá-lo você oferece a fraldinha (não opcional) para evitar o contato das roupas da pessoa que vem da rua com o recém nascido.
.
Legal, agora pode por tudo na mala.
.
.
.
O que a mamãe deve levar? – Bom gente a mala da mamãe é separada da mala do bebê, ok? Existem alguns ítens que com certeza nunca fizeram para do seu guarda-roupas então vamos nos familiarizar. É necessário mesmo Mari? Com excessão do número “4” todos os demais são essenciais. Conheça:
.
1- Cinta modeladora: voltar à barriga inicial é coisa séria. Exceto se você queira aparentar estar grávida pro resto da vida, te aconselho a usá-la desde a maternidade. As enfermeiras podem te ajudar a colocar. Aperta, então veja como evolui a cicatrização da cesária, para não ter complicações. Se tiver dúvida, fale com seu GO.
.
2- Absorvente pós- parto: Tanto para parto normal como para parto cesária, você vai precisar. Se quiser comprar o noturno em vez do pós- parto também pode. O sangramento vai durar alguns dias, mas um pacote dá normalmente.
.
3- Camisola e robe: A camisola tem que ser de fácil abertura para amamentar ou você pode optar por pijama de botões sem problemas. Um robezinho vai bem né, pode fazer frio e as visitas agradecem a discrição.
.
4- Conchas de silicone: Esse ítem eu até dispenso. Vale para casos de mulheres que têm muito leite. Deixe pra comprar depois, vai saber não é? Peito não é como máquina de café. Rs…
.
5- Calcinha cintura larga e alta: Confortáveis e pressionam da maneira correta. Não acha mesmo que já vai poder sair usando as calcinhas de antes né ?
.
6- Conchas absorventes: Essas vale a pena. Não são caras e mesmo que você não seja tipo chafariz, vai aproveitar depois. Atenção troque a cada intervalo de poucas horas. Mesmo que saia pouco leite, esse pouco se acumulado na concha pode criar bactérias nocivas ao bebê.
.
.
.
Cuidados com higiene e beleza – Não requer muita explicação. Então rapidamente:
.
1- Kit Make up – cobrindo olheiras e blush para sair bela nas fotos!
2- Shampoo e Condiconador
3- Creme anti-estrias – continue usando o mesmo da gravidez por mais algumas semanas
4- Hidratante sem perfume – bebês e perfumes não combinam, deixe o Victoria’s Secret no armário
5- Escova e pasta de dentes
6- Secador e escova -peça para sua cunhada ou para sua irmã fazer isso por você. Lembre-se que você vai ver essas fotos pro resto da sua vida
.
.
.
.
Não esqueça a roupa para sair da maternidade como seu tesouro.

Conheça alguns sapatinhos ótimos para a maternidade e para ficar em casa.

.
Leve também: 
Documentos
Carteira do Convênio
Cartão do Pré Natal
Telefone do seu GO
Guia de Internação
Música
Palavras Cruzadas (rs)
Câmeras carregadas
Enfeite para porta
Lembrancinhas
.
.
.
.
Aqui está a lista caso tenha dúvidas.
.
Boa Hora amiga !
.
.
.
.

 

 


6 Comments on Mala da maternidade, o que levar?

  1. Mirele
    08/13/2013 at 06:25 (11 years ago)

    Fiz a minha algumas semanas antes tbm, tinha medo da bolsa não esperar o dia da césaria. E antes disso já ia comprando, lavando e guardando minhas coisas numa gaveta separada, depois foi só checar a lista e colocar na mala!

  2. Cléo Moretti
    10/12/2014 at 13:24 (9 years ago)

    Arrumei as minhas com tanto carinho e dedicação.
    Cuidei pra não deixar faltar nadinha.

    Gostei das dicas e vou repassar pras amigas, pois eu não pretendo mais arrumar minhas malas com esse fim, rs
    Dois filhos é tudo de bom e estou totalmente satisfeita.

  3. Gisele Cirolini
    10/12/2014 at 16:53 (9 years ago)

    Ótimo post. Eu fiz a mala da maternidade com bastante antecedência, deixei tudo arrumadinho em saquinhos também, pesquisei listas na internet, deixei tudo organizado e não esqueci de nada.

    Bjs,
    http://www.soumae.org

  4. Lilia Faria
    10/12/2014 at 17:07 (9 years ago)

    Que post excelente, prefiro os saquinhos transparentes porque aí vemos o que tem dentro dele
    Beijos

Leave a Reply