Dicas de aplicativos para as férias

Usado de modo adequado, os aplicativos são um excelente recurso para desenvolver inúmeras habilidades cognitivas, sociais, coordenação motora, auxiliando no processo de aprendizagem e despertando a curiosidade das crianças.

Meninada de férias, nada melhor do que brincar ao ar livre!?! Perfeito!!! Praia, parquinhos, parques, clubes.. opções de passeios e opções de atividades que permitem a experimentação de ambientes diferentes, texturas, cores, cheiros e de interação com outras crianças não faltam!

Entretanto, não conseguimos fugir totalmente da tecnologia atualmente, mas podemos usar aplicativos que podem auxiliar no desenvolvimento das nossas crianças!  O ideal é limitar o uso de smarthphones e tablets ou deixa-los como opções para dias chuvosos ou para locais onde as crianças têm poucas opções de diversão.. Mas sempre que possível brinque com coisas que sujem, molhem, corra e se divirtam sempre!!!!

Livrinhos de histórias da fisher price

Sans titre

Indicado para crianças até 2-3 anos, os aplicativos “livrinhos de história da Fisher price estão disponíveis em 3 volumes e cada volume contem 2 histórias “cantas”. As musiquinhas são cantadas de forma fragmentada, e a criança tem que tocar na tela para que vire a pagina e continue a musica, o que estimula habilidades e noção temporal, coordenação motora, noção de “ação e reação”. As crianças adoram e em pouco tempo cantam todas as musicas!

*App gratuito

 Dexteria Jr – Fine motor skill development for toddlers and preschoolers

Sans titre2

Esse é um dos meus aplicativos preferidos, e o melhor de tudo que ele pode ser utilizado por crianças menores e pelas maiores também. Auxilia no desenvolvimento da preensão pinça poupa-poupa (polegar e indicador), trípode (polegar, indicador e dedo médio), na coordenação visomotora e auxilia na aquisição de movimentos mais finos necessários para aquisição da escrita.

Para os menores há opção de “pegar” as aboboras ou as pimentinhas realizando as diferentes preensões e paras as crianças maiores “há caminhos” que devemos seguir usando os dedinhos.

Há diferentes “níveis”, aumentando a complexidade da tarefa conforme a criança vai ganhando mais habilidade, o que permite que esse aplicativo seja utilizado com crianças a partir 2 anos até aproximadamente 7 anos.

Isequence lite

Sans titre3

Este aplicativo é super bacana, a única coisinha que pode dificultar um pouco o uso é que as instruções são fornecidas em inglês, mas ele é bem “autoexplicativo” e mesmo quem não tem muita noção desta língua consegue utilizar sem muita dificuldade. O app indica três imagens, as quais devem ser colocadas em ordem pela crianças, favorecendo a percepção visual e habilidades cognitivas. Indicado para crianças maiores de 4 anos.

*App gratuito

Pepi Bath lite

sanstitre4

Este app é muito legal para estimular independência e a autonomia para as atividades de vida diária. Na versão gratuita, está disponível a opção para escovar os dentes e despir os bonequinhos, entretanto há a possibilidade de aquisição da versão completa contendo o banho e a ida ao banheiro. Pode ser utilizado com criança que estão iniciando a realizar suas atividades com mais independência (a partir dos 2 anos) ou para crianças que estão apresentando dificuldades neste processo.

Nathalia

Leave a Reply