Como fica o cocô do bebê depois da introdução de sólidos?

Acho super importante falar sobre essas mudanças para estarmos precavidas e evitar preocupações desnecessárias. Pode até parecer lógico que isso aconteça, mas às vezes estamos tão focadas em outra coisa que não nos damos conta.
.
Você vai notar grandes alterações na consistência, frequência, forma e cor do cocô assim que começar a introduzir as papinhas com mais legumes e carne. No entanto desde as primeiras frutinhas verá novidades na fraldinha do baby. O negócio é ficar sempre de olho, afinal, qualquer anormalidade significa que algum alimento não foi bem recebido.
.
Essa é uma das razões por começarmos lentamente com a introdução de sólidos, poder identificar qual foi o alimento que não “caiu bem”. Mas se você optou por ir logo ao prato principal, sem problemas, apenas observe bem como funcionará o intestino do pequenino.
.
Mas o que é normal? 
Pergunta complexa essa, cada bebê reage de maneira diferente aos alimentos. No entanto alguns sinais são universalmente anormais, como por exemplo: cocô muito mole, cocô muito duro, pouco cocô caso ele coma muito, e intestino preso. Nesses casos dê uma ligadinha para seu pediatra ou compense com alimentos que tenham efeitos contrários.
.
Ultimamente eu faço quase um quadro de horas do cocô do Théo, sei sempre quando foi o último pois se ele ficar preso posso dizer quantas horas ou dias certos ele está sem evacuar. Então, importante saber qual a hora do último cocô. É quase como saber a data da última menstruação rs…
.
Outro controle é de cheiro e cor. Essas características vão mudando conforme você troca de fruta ou papinha. Por exemplo, senti que o cocô doThéo cheirava mamão, no entanto eu havia dado mamão na manhã do dia seguinte. Esse indicativo me dizia que ele estava um pouquinho atrasado na digestão, logo ficava atenta aos próximos indicativos. Outro dia troquei a cor da papinha, de amarela para verde, notei no dia seguinte que ele evacuava corretamente pela cor do cocô.
.
Algumas frutas vão modificar a consistência imediatamente. O mamão, solta um pouco. A manga dá uma ressecada por ser muito fibrosa, e assim por diante. Você vai acompanhando e vendo se tudo que está entrando está saindo, reflexo de que tudo vai bem. Assim você pode jogar com elas.Por exemplo, está muito duro? Não dê maçã e dê mamão ou abacate. Está muito mole? Dê maçã ou banana e assim por diante. Eu dou mamão todos os dias para o Théo, tem ajudado no bom funcionamento.
.
Quando seu bebê estiver comendo papinha com carne, mesmo que batida ou com muitos legumes vai notar que o cocô dele ficará mais sólido, mudança de forma. Rs… Eu estranhei, pensei como??? Como esse cocôoarece mesmo um cocô??. Sempre troquei fralda de cocô pastoso! Derrr claro, ele só mamava, agora ele come. Sem mastigar, mas é comida. É como se a mastigação fosse o processo pelo qual nós deixamos a papinha com cara de papinha (mole) mas não podemos esquecer que se trata de um alimento absoultamente sólido na sua origem.
.
Caso seu bebê faça cocô como um patinho (o Théo era assim), não se surpreenda com algum atraso. Algum né. Se prender por muito tempo ligue para o pediatra e dê bastante àgua para evitar que fique muito ressecado. Quanto mais ressecado mais difícil de sair.
.
Bom meninas, assunto não muito florido, mas amamos quando eles fazem cocô não? Eles ficam até mais alegres! Espero que eles consigam fazer bastante e principalmente antes de dormir, para que possam dormir como anjinhos.


1 Comment on Como fica o cocô do bebê depois da introdução de sólidos?

  1. alane
    10/02/2015 at 12:31 (9 years ago)

    Olha comecei a dar papinha salgada ela ficou ressecada que eu faço? Mamão nao adianta e bem ameixa. ..

Leave a Reply